MT dá as costas e mantém o desmate, diz Folha
Os agropecuaristas de Mato Grosso não estão "dando bola" para a lista divulgada pelo governo federal, que apontou os 36 municípios brasileiros campeões em desmatamento, entre eles 19 mato-grossenses. Conforme a edição da Folha de S. Paulo deste sábado (26), um dia após a publicação desta listagem os municípios de Alta Floresta e Paranaíta, no Nortão, continuam devastando áreas de matas nativas sem nenhum tipo de limitação.
Segundo a reportagem, o método da devastação começa com madeireiros derrubando com motosserra árvores selecionadas, que depois vão se transformar em madeiras nobres. Em seguida, vêm os tratores, que derrubam as árvores remanescentes e que, depois, serão queimadas, para limpar a área que será usada pelo gado.
Repórteres da Folha sobrevoaram por uma hora, em uma avião monomotor, trechos de floresta dos dois municípios. "Próximo a Paranaíta, um trator e um caminhão, com cerca de quatro pessoas, derrubavam as árvores. O sobrevôo foi feito nas mais recentes derrubadas na região, ocorridas entre os meses de novembro e dezembro".
Comentários