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Alcoolduto deve ter participação de grupo japonês
A construção do alcoolduto ligando MS ao Porto de Paranaguá vem sendo discutida pelo governador Roberto Requião em encontros realizados com japoneses e representantes do grupo japonês Mitsui. A construção do alcoolduto ligando Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá vem sendo discutida pelo governador Roberto Requião em encontros realizados com japoneses e representantes do grupo japonês Mitsui, um dos maiores do Japão e sócio da Companhia Paranaense de Gás (Compagás). Na sexta-feira (18), Requião se reuniu com a comitiva do vice-ministro de Negócios Estrangeiros do Japão, Hitoshi Kimura, no Palácio das Araucárias, para retomar a discussão do alcoolduto e o interesse japonês na compra do álcool brasileiro.
Em visita ao Japão em maio de 2007, além de discutir o aumento da exportação de álcool, Requião apresentou ao presidente mundial do grupo Mitsui, Shoei Utsuda, o estudo de viabilidade para o alcoolduto. “Tivemos um início de negociação com a Mitsui, na parceria da construção de um alcoolduto que ligaria o Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá, no entanto, os trabalhos pararam. Agora, podemos retomar o processo”, disse Requião na reunião da sexta-feira (18).
A construção do alcoolduto faz parte dos empreendimentos que serão realizados dentro da Política de Desenvolvimento do Paraná (PDE), apresentada por Requião, e está alinhada com as diretrizes estratégicas para o setor de energia no Estado. Em julho de 2007, a pedido do governador, a Copel realizou um estudo de viabilidade para o desenvolvimento do projeto entre Maringá e o Porto, e criou um traçado que aproveita áreas já desapropriadas e impactadas sob o ponto de vista do meio ambiente, evitando novas interferências sobre o ecossistema.
PRODUÇÃO – Além de ter construído o primeiro terminal público de exportação de álcool do Brasil, em Paranaguá, o Estado do Paraná é o segundo maior produtor de álcool do País. Na safra 2006/2007, foram 1,3 milhões de metros cúbicos, segundo dados da Associação de Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná (Alcoolpar).
A cidade de Maringá, no Noroeste, é o pólo da produção sucroalcooleira do Estado. O projeto do alcoolduto, que passa pela região, vem contribuir para o aumento da exportação do álcool e redução nos custos de produção, além de representar o desenvolvimento da atividade para o Paraná e para o Mato Grosso do Sul.
Em visita ao Japão em maio de 2007, além de discutir o aumento da exportação de álcool, Requião apresentou ao presidente mundial do grupo Mitsui, Shoei Utsuda, o estudo de viabilidade para o alcoolduto. “Tivemos um início de negociação com a Mitsui, na parceria da construção de um alcoolduto que ligaria o Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá, no entanto, os trabalhos pararam. Agora, podemos retomar o processo”, disse Requião na reunião da sexta-feira (18).
A construção do alcoolduto faz parte dos empreendimentos que serão realizados dentro da Política de Desenvolvimento do Paraná (PDE), apresentada por Requião, e está alinhada com as diretrizes estratégicas para o setor de energia no Estado. Em julho de 2007, a pedido do governador, a Copel realizou um estudo de viabilidade para o desenvolvimento do projeto entre Maringá e o Porto, e criou um traçado que aproveita áreas já desapropriadas e impactadas sob o ponto de vista do meio ambiente, evitando novas interferências sobre o ecossistema.
PRODUÇÃO – Além de ter construído o primeiro terminal público de exportação de álcool do Brasil, em Paranaguá, o Estado do Paraná é o segundo maior produtor de álcool do País. Na safra 2006/2007, foram 1,3 milhões de metros cúbicos, segundo dados da Associação de Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná (Alcoolpar).
A cidade de Maringá, no Noroeste, é o pólo da produção sucroalcooleira do Estado. O projeto do alcoolduto, que passa pela região, vem contribuir para o aumento da exportação do álcool e redução nos custos de produção, além de representar o desenvolvimento da atividade para o Paraná e para o Mato Grosso do Sul.
Fonte:
24 Horas news
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