Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 20 de Janeiro de 2008 às 21:00

    Imprimir


Bogotá, 20 jan (EFE) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, permite a operação de aviões que entram e saem de seu país com drogas, garantiu neste domingo o ex-diplomata americano Myles Frechette, que já atuou em Bogotá.

Em entrevista concedida por telefone à rede local "Caracol Radio", Frechette disse de Washington que os radares instalados nos territórios da Colômbia e em outros países da região "captam claramente todos os vôos que saem da Venezuela".

São vôos que partem "com drogas em direção às ilhas do Caribe, para a América Central e para o México. A droga passa pela fronteira colombiana do lado venezuelano", informou Frechette, que dirigiu a delegação de Washington em Bogotá de 1994 a 1997.

"Tudo isso é captado eletronicamente, ou seja, é impossível negar isso", acrescentou o ex-diplomata, que ressaltou que se trata de algo "indubitável", apesar do silêncio ou dos desmentidos de Caracas.

Os traficantes, entre os quais Frechette citou guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), se viram obrigados a transferir os carregamentos de droga para a Venezuela por via aérea.

Já no país, eles levam a carga "para o norte", por causa do controle das autoridades colombianas, de acordo com o ex-diplomata.

"O Governo da Colômbia está fazendo todo o possível para deter as aeronaves que sobrevoam o espaço aéreo da Colômbia", reconheceu depois, embora tenha dito que não acredita que possam "capturar todos, porque são muitos".

No entanto, "o fato de a Colômbia estar fazendo este trabalho diminuiu enormemente os vôos sobre o país", afirmou.

Frechette usou o mesmo discurso de John P. Walters, responsável pela política contra o narcotráfico em Washington e que disse este fim de semana que Chávez facilita o narcotráfico em seu país. Ele visita a Colômbia para avaliar com um grupo de legisladores americanos o avanço do Tratado de Livre Comércio.

O ex-diplomata disse que uma "enorme corrupção" se instalou na Venezuela a partir da decisão de Chávez de expulsar de Caracas os agentes da Direção Americana Antidrogas (DEA), o que fez em 2005 ao acusá-los de espionagem.

"Não sei se ele (Chávez) está se beneficiando pessoalmente (do narcotráfico), mas o fato é que ele está permitindo tudo isto", sustentou Frechette, para quem chegará o momento em que haverá um acidente com um avião dos traficantes.

Ele disse que da aeronave acidentada descerão venezuelanos que "vão confessar quais são as conexões que existem na Venezuela para facilitar o envio da droga".




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189603/visualizar/