Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 20 de Janeiro de 2008 às 15:39

    Imprimir


LA PAZ, 20 Jan 2008 (AFP) - Uma investigação realizada por um jornal local revelou que na Bolívia existem, pelo menos, seis grupos dispostos a se enfrentar pela polarização política surgida em torno da Constituinte e das autonomias, enquanto o diálogo entre situação e oposição avança lentamente.

O jornal La Razón publica neste domingo os resultados da investigação que realizou em várias regiões do país, em que concluiu que estes grupos estariam dispostos a usar armas em cinco dos nove departamentos do país, alguns em defesa do presidente socialista Evo Morales, outros contra.

Na próspera Santa Cruz, considerada foco da oposição ao presidente Evo Morales, o jornal identifica a União Juvenil Crucenhista, que já protagonizou inúmeros atos violentos.

No outro extremo, estão os denominados "ponchos rojos", um tipo de braço armado dos camponeses do altiplano, partidários do presidente indígena.

O jornal também identificou grupos de oposição a Morales prontos para usarem de violência em Tarija, Beni e Sucre. Já em La Paz, haveria uma organização a favor do presidente.

Evo Morales e os nove governadores das províncias - seis deles ferrenhos opositores - chegaram na semana passada a um princípio de acordo para atenuar a crise que assola o país. No entanto, ainda está pendente um texto final a ser acertado numa reunião programada para quarta-feira em La Paz.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189621/visualizar/