Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 19 de Janeiro de 2008 às 18:52

    Imprimir


Houve um aumento de 180% no número de municípios inscritos no projeto Caminhadas da Natureza. Em 2007 havia apenas oito municípios inscritos. Já para 2008, pelo menos 22 cidades já definiram até as datas para a realização do evento. “Este é um projeto que acontece em 21 países e representa pelo menos 5.500 associações, o que equivale a pelo menos 15 milhões de caminhantes”, ressalta o secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf.

Na opinião do secretário, Mato Grosso, em função dos três biomas e do forte apelo ao ecoturismo, Mato Grosso tem condições de atrair uma boa fatia deste mercado. Segundo ele, todos podem participar destas caminhadas que não são competitivas. Tanto jovens, adultos, terceira idade, adolescentes, quanto pessoas com deficiência podem participar.

No ano passado, o projeto foi realizado oito vezes em Mato Grosso. O primeiro aconteceu no Coxipó do Ouro, em abril, para comemorar o aniversário de Cuiabá. Pelo menos 800 pessoas participaram da caminhadas. “Mato Grosso é especial porque dá a oportunidade ao caminhante de ter contato direto com a natureza”, declarou Virgílio Ribeiro de 85 anos que veio de São Paulo especialmente para participar da primeira Caminhada da Natureza de Mato Grosso.

Os municípios de Alta Floresta, Nobres, Chapada dos Guimarães, Poconé, Santo Antônio do Leverger, e Barra do Garças também foram beneficiados. Em Algumas regiões o evento foi realizado duas vezes em datas e circuitos diferentes. “O objetivo é divulgar os produtos turísticos de Mato Grosso e atrair caminhantes do mundo inteiro”, enfatiza.

Em 2007, Mato Grosso participou pela primeira vez do projeto Caminhadas da Natureza que é uma iniciativa do Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento (IRCOD), da Alsácia na França, e da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV) e tem como interlocutor nacional a associação Anda Brasil, no Rio de Janeiro pela primeira vez.

As Caminhadas da Natureza, são marchas populares, presentes em 21 países com 5.500 circuitos espalhados por todo o mundo e que movimentam pelo menos 15 milhões de pessoas por ano. Em 2007, pela primeira vez Mato Grosso faz parte desse circuito mundial de caminhadas. O calendário inclui oito eventos que serão realizados em vários municípios mato-grossenses. “Trazer caminhantes do mundo inteiro e movimento o turismo mato-grossense. Este é nosso principal objetivo desta ação”, explica Pedro Nadaf.




Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189669/visualizar/