Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 18 de Janeiro de 2008 às 20:57

    Imprimir


O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT), disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá cumprir os compromissos da construção da segunda pista do Aeroporto de Viracopos, a ampliação do terminal de passageiros e a extensão do aeroporto/indústria, do terminal de cargas do aeroporto. "Saio muito mais tranqüilo. Todos os compromissos foram ratificados", disse o prefeito, após audiência com Lula no pavilhão de autoridades do Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista.

Preocupado com notícias que davam conta de que o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, teria seu terminal de passageiros ampliado e receberia uma terceira pista, além de especulações a respeito da construção de um terceiro aeroporto na região da Grande São Paulo, o prefeito de Campinas procurou o presidente. "Só não se ouvia falar do Aeroporto Internacional de Viracopos, que está há mais de 30 anos servindo o País. Quase 10% do PIB brasileiro de exportações e importações passou por aqui no ano passado."

Santos disse que nem mesmo a perda dos recursos que seriam arrecadados com a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) vai atrasar o cronograma dos projetos. De acordo com o prefeito, o governo federal já liberou R$ 150 milhões para as desapropriações que serão necessárias para a construção da segunda pista do aeroporto de Viracopos.

Ainda não foi definido de que forma o governo vai bancar a construção, mas, segundo o prefeito, o governo federal cogita fazer parcerias com a iniciativa privada para ampliar o terminal de cargas e o de passageiros. A previsão é que o edital de licitação do projeto seja publicado ainda deste ano, e que as obras sejam concluídas já em 2009. Na segunda-feira, o presidente Lula e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, devem se reunir para discutir o projeto da segunda pista do aeroporto.

Trem bala

Para facilitar o acesso ao aeroporto pela capital paulista, além da construção de uma pista expressa exclusiva ao aeroporto pela rodovia Anhangüera, o presidente Lula pretende discutir a possibilidade de incluir a cidade de Campinas e o Aeroporto de Viracopos no projeto do trem de alta velocidade que vai ligar São Paulo ao Rio de Janeiro. De acordo com o prefeito, até fevereiro, esse assunto deverá ser discutido.




Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189736/visualizar/