Políticos compram aviões para visitar as bases
Vários políticos mato-grossenses ja montaram estruturas para estarem presentes nas mais longínquas regiões e de olho no reforço das bases eletorais tanto para as urnas deste ano quanto para 2010. Muitos possuem até jatinhos, como os empresários Blairo Maggi e Otaviano Pivetta, respectivamente, governador e deputado estadual, além do pecuarista e senador Jaime Campos, que desde 2006 utiliza o jato executivo inglês Hawk. Antes, o cacique do DEM (ex-PL) tinha um Xingu. Maior produtor indivual de soja do Mundo, Maggi, diretor-presidente do Grupo Amaggi, possui dois aviões.
O senador e pecuarista Jonas Pinheiro, um os principais criadores de gado de elite de Mato Grosso, também é dono de um bimotor. O ex-deputado estadual e hoje federal Eliene Lima (PP) pagou cerca de R$ 200 mil num aaeronave monomotor.
O deputado estadual José Riva, primeiro-secretário da Assembléia, é dono de uma aeronave bimotor, assim como o vice-governador Silval Barbosa (PMDB) e o deputado federal Pedro Henry (PP). O deputado estadual Ságuas Moraes e o federal Carlos Abicalil (ambos PT) compraram em sociedade um avião, que acabou destruído numa queda. O acidente aconteceu há cerca de cinco anos. Também possui aeronave o deputado e empresário Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), pré-candidato a prefeito de Barra do Garças.
Alguns políticos omitem possuir aviões, enquanto outros declaram a propriedade, mas com valores completamente fora de mercado. Pedro Henry, por exemplo, informou à Justiça Eleitoral que sua aeronave vale R$ 25 mil.
Comentários