Novo aeroporto de Nova Mutum já foi vistoriado
O novo aeroporto de Nova Mutum já foi vistoriado por empresa que presta serviço para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A vistoria aconteceu no dia 15, terça-feira. A portaria informando a autorização do funcionamento deverá ser publicada dentro de 40 dias. O local também já está com nome definido: Aeroporto Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, homenagem ao patrono da Força Aérea Brasileira (FAB).
De acordo com Cesar Balan, que acompanha a execução da obra, o parecer da empresa que realizou a vistoria foi positivo. “Esse laudo de avaliação é que está sendo enviado agora para Anac”, disse Cesar. Além da pista, a ligação entre a MT 235 e o aeroporto, num trecho de aproximadamente 500 metros, também já está asfaltado. Está sendo trabalhado agora o pátio de taxiamento e a rampa de acesso à pista.
Com a publicação da portaria o novo aeroporto poderá entrar em funcionamento. “Inicialmente a pista será utilizada por aeronaves particulares, mas já estamos estabelecendo contato com empresas de aviação comercial de maneira que o município passe a ser escala em vôos diários”, disse. A pista tem 1.500 metros de extensão e capacidade para receber até pousos de aeronaves do tipo Fokker 100.
Cesar explicou ainda que a prefeitura já está adotando as medidas necessárias no que se refere à administração dos hangares que venham ser construídos e do local para o abastecimento de aeronaves.
Marechal homenageado
O nome do novo aeroporto de Nova Mutum é uma homenagem ao Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, considerado o patrono da Força Aérea Brasileira. Ele foi o primeiro comandante do Grupo Misto de Aviação, criado no Campo dos Afonsos, em maio de 1931. Desse grupo partiu, em 12 de junho de 1931, o avião que realizou a primeira linha do Correio Aéreo Militar, dando origem ao atual CAN.
Comentários