Maggi já definiu mudanças no primeiro escalão
Já está praticamente definida a minirreforma que o governador Blairo Maggi fará em seu secretariado, mas depende do fechamento do entendimento com o PMDB para anunciar os novos membros da sua equipe. O presidente da MT Fomento, Éder Moraes Dias, deverá assumir a Secretaria de Fazenda, no lugar de Edmilson José dos Santos, que ocupa o cargo interinamente desde o final do ano passado com a posse de Waldir Teis no Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf, é contado para ser remanejado para a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), substituindo Alexandre Furlan que deixa a pasta no final do mês para se dedicar a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A Sedtur poderá ser ocupada pela ex-deputada Teté Bezerra, esposa do presidente regional do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra. Já a Secretaria de Cultura, o nome mais cogitado é do ex-presidente do extinto Bemat, Paulo Pitaluga, indicado pelo procurador geral do Estado, Paulo Prado. O cargo também é disputado pelo PP, que deve indicar o jornalista Ramon Monteagudo.
O maior problema está no fechamento do entendimento com o PMDB, que está sendo conduzido pelo vice-governador Silval Barbosa. A articulação, feita por ele, é com o objetivo de trazer o partido de "porteira fechada" para a base do governo, incluindo o deputado federal Carlos Bezerra e o deputado estadual Zé do Pátio.
Comentários