Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 17 de Janeiro de 2008 às 21:53

    Imprimir


Washington, 17 jan (EFE) - O Pentágono analisa um possível aumento da ajuda militar americana ao Governo do Paquistão devido à volatilidade política originada no país com o assassinato da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto, informaram hoje as autoridades.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates e o subchefe do Estado-Maior Conjunto, general James Cartwright, falaram sobre o combate a grupos insurgentes no Paquistão em entrevista coletiva.

Eles expressaram preocupação com a instabilidade no país após a morte de Bhutto, no dia 27 de dezembro, e devido ao aumento de ataques rebeldes na fronteira com o Afeganistão.

Cartwright afirmou que o Departamento de Defesa acompanha de perto a situação no Paquistão, em particular a ameaça de grupos como o talibã e a Al Qaeda.

Segundo ele, o Pentágono analisa, entre outros assuntos, "se os paquistaneses estão prontos para lidar com essa ameaça".

"Precisam de ajuda? Precisam de capacitação (militar)? Precisam de outros tipos de ajuda? Tudo isso estamos tentando avaliar agora", precisou Cartwright.

"Estamos avaliando como podemos ajudar, ou como outro aliado pode ajudar, para contribuir à sua segurança. Mas são uma nação soberana e eles têm que tomar essas decisões", afirmou, após reiterar a vontade do Pentágono de "estar disponível para o que se possa fazer".

O Departamento de Defesa americano não recebeu qualquer pedido oficial por parte do Governo paquistanês.

Enquanto isso, Gates afirmou que o Executivo paquistanês precisou enfrentar nos últimos meses uma espiral de violência de membros da Al Qaeda "que não tinha confrontado antes".

"Por isso, não me surpreende que estão tendo alguns desafios para fazer frente a essa situação", acrescentou.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189906/visualizar/