Nova Mutum: restam poucas vacinas contra febre amarela
Cerca de 1.045 vacinas contra febre amarela foram aplicadas desde 15 de dezembro, em Nova Mutum. Aproveitando esse deslocamento das pessoas em busca da imunização, a Secretaria de Saúde está incentivando também a vacinação contra o tétano e aplicando a vacina Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba).
O movimento nos postos de saúde aumentou tanto que restam poucas doses no município. Hoje de manhã, haviam vacinas apenas no PSF Jardim. Mais doses serão disponibilizadas hoje à tarde no Centro de Saúde. De acordo com a farmácia municipal, que abastece as unidades, o Pólo Regional de Saúde deve informar amanhã, quando mais doses serão encaminhadas para o município.
A falta de vacinas não é um problema isolado de Nova Mutum. Em todo Mato Grosso a situação é a mesma. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, foram pedidas ao Ministério da Saúde 100 mil doses de vacina no dia 9 de janeiro. Desse pedido, a secretaria recebeu 50 mil doses no dia seguinte, mas o ministério informou que a entrega do restante do pedido será definida somente nesta sexta-feira.
Comentários