Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 17 de Janeiro de 2008 às 07:36
Por: Marcos Lemos

    Imprimir


O senador Jonas Pinheiro, que está na metade do seu segundo mandato no Congresso Nacional, admitiu que pode novamente se licenciar do mandato para acomodar politicamente o ex-deputado estadual Jorge Yanai (DEM), seu segundo suplente. Ele frisou que este entendimento está sendo costurado, mas dependeria mais do empresário e 1º suplente, Gilberto Goellner que no ano passado ocupou a vaga de senador por 120 dias. "Se o Gilberto não tiver impedimento nem restrições, será possível e viável uma nova licença", especulou o próprio Jonas Pinheiro que neste final de semana estará em Sinop.

De olho na sucessão municipal deste ano, abrir mão de quatro meses de mandato para o médico Jorge Yanai pode funcionar como uma catapulta no seu nome para despontar como favorito a sucessão do prefeito Nilson Leitão (PSDB) que tem compromisso de apoiar um candidato do Democrata no mais importante município do Médio Norte de Mato Grosso.

Jonas Pinheiro sinaliza que o partido tem bons nomes na disputa para o Executivo Municipal, citando o vice, José Granja e o deputado Dilceu Dal"Bosco, mas acentua que um mandato de Senador da República pode dar o fôlego que um nome como Yanai espera, até porque a legislação eleitoral não impede que um senador dispute o mandato de prefeito no exercício do cargo.

Os Democratas estão tateando as possíveis sucessões municipais que o partido tem condições de disputar, mas não descartam entendimentos e coligações, pois o somatório de representantes municipais eleitos neste ano de 2008 é que norteará a sucessão em 2010 para o Governo do Estado. "Onde for possível disputar para vencer nós estaremos presentes, onde não, nós preferimos apoiar e conquistar o mandato assim mesmo para termos força e densidade eleitoral que será o upgrade da próxima campanha", disse um dirigente do DEM convicto de que o partido tem se posicionado corretamente e caminhado para se tornar uma das melhores opções a sucessão de Blairo Maggi (PR).

Jonas Pinheiro sinaliza ainda que o DEM vai potencializar todas as possíveis candidaturas com chances de vitória neste ano além de abrir negociações com os partidos aliados de olho em 2010 quando o Brasil novamente se reunirá para escolher o novo presidente da República, governadores de Estado, senadores, deputados federais e deputados estaduais.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190059/visualizar/