Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 17 de Janeiro de 2008 às 04:35
Por: Sandro Lima

    Imprimir


O senador Edson Lobão (PMDB-MA) concedeu nesta quarta-feira (16) a primeira entrevista como novo ministro de Minas e Energia afirmando que não haverá crise de fornecimento de energia elétrica no país. “O ministério tem tomado todas as providências. Temos que ser otimistas. Não temos risco de apagão”, assegurou. “As chuvas estão caindo, graças a Deus”, disse.

Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que durou cerca de uma hora, Lobão anunciou a formalização do convite. A posse foi marcada para a próxima segunda-feira (21). Ele rebateu as críticas de que não tem conhecimento técnico para assumir a pasta de Minas e Energia.

“Este ministério já teve onze ministros políticos. Eu não sou um técnico. Eu sou um político e sou um administrador capaz de formar sua equipe. O presidente, quando tem que nomear um ministro, ele imagina um administrador que saiba administrar, e não um técnico”, afirmou Lobão.

Lobão foi cauteloso nas respostas, mas sinalizou que pretende modificar a equipe do ministério. O ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner, nome de confiança da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, não exercerá outra função na pasta. Ele poderia voltar para a secretaria-executiva, mas segundo Lobão, “já manifestou a intenção de assumir outras atividades”.

O novo ministro disse que terá liberdade política para montar sua equipe. “Eu vou formar uma equipe no Ministério de Minas e Energia a mais competente possível”, afirmou. O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, disse que a nomeação de Lobão foi uma vitória da base aliada.

Senado

O senador Lobão afirmou que seu filho e suplente, Edison Lobão Filho (DEM-MA), assume a vaga no Senado. Lobão Filho sofre acusações de irregularidades. Ele é investigado pelo Ministério Público do Maranhão por suposta participação, como sócio oculto, da distribuidora de bebidas Itumar, empresa que comandaria uma rede de sonegação de impostos no Maranhão. A Itumar, segundo a Promotoria, sonegou R$ 42 milhões desde 2000.

O novo ministro disse que uma das hipóteses avaliadas é que seu filho assuma o cargo e se licencie para responder às acusações. “Ele pretende se defender fora do Senado. Ele não tem nenhuma acusação associada a órgãos públicos. Estou convicto que ele é inocente, mas, se for o caso, ele responderá até na Justiça caso seja necessário”, explicou Lobão.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190070/visualizar/