Bosaipo é o relator das contas do chefe do MPE
Paulo Prado, que tentou impedir Bosaipo de assumir cargo de conselheiro, agora terá balancete sob relatoria do ex-deputado.
Sob o procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, o Ministério Público Estadual, que tentou impedir a posse de Humberto Bosaipo na cadeira de conselheiro do TCE por este responder a cerca de 50 ações na Justiça, agora terá suas contas do exercício de 2007 julgadas pelo próprio ex-deputado.
A Tribunal já fez a divisão de algumas unidades orçamentárias do Estado com vistas a escolha das relatorias entre os sete conselheiros. As que tinham sido direcionadas para Ubiratan Spinelli, que se aposentou há duas semanas, ficam automaticamente para o sucessor, neste caso Bosaipo. Além do MPE, o ex-parlamentar por cinco mandatos vai emitir parecer sobre as contas das secretaria de Justiça e Segurança Pública, sob Carlos Brito, da pasta do Desenvolvimento Rural e também do Meio Ambiente.
O ingresso de Bosaipo no Tribunal de Contas do Estado é um fato intrigante. Ele responde a oito processos penais e enfrenta mais 50 ações civis públicas. Segundo o MPE, existem comprovação de que o ex-presidente e ex-primeiro-secretário da Assembléia teria desviado cerca de R$ 97 milhões do erário. É réu em vários processos, sob acusação de peculato e formação de quadrilha. Muitas ações contra Bosaipo estavam engavetadas por força da foro privilegiado.
Agora na cadeira vitalícia no TCE, Bosaipo continua com foro privilegiado e prerrogativa de desembargador do Tribunal de Justiça. Por outro lado, perde a imunidade parlamentar.
O chefe do MPE, Paulo Prazo, tentou, numa ação com mais nove promotores, barrar na Justiça o caminho de Bosaipo rumo ao TCE. Não obteve êxito. Com menos de um mês depois, eis que, por ironia do destino, o próprio ex-deputado é sorteado para apreciar as contas da gestão Prado. Num jogo inverso, Prado agora está nas mãos de Bosaipo. Dependerá da canetada do homem que, segundo aqueles que aprovaram sua indicação para o TCE, "possui reputação ilibada".
Comentários