Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sábado - 25 de Maio de 2013 às 20:18
Por: Isadora Díaz

    Imprimir


O Xperia E dual é a aposta da Sony para o mercado de smartphones de dois chips. Ele é a opção ideal para os que não exigem muito de um aparelho e não abrem mão da função dual-chip. Confira o Review do Xperia E dual preparado pelo TechTudo e descubra se ele é o aparelho indicado para você.

Xperia E dual, o smartphone de dois chips da Sony (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
 
Xperia E dual, o smartphone de dois chips da Sony (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Função dois chips

O grande atrativo do smartphone da Sony é, inegavelmente, a capacidade de funcionar com dois chips simultaneamente. Ele é ideal para os que usam dois números de telefone no dia a dia e desejam concentrá-los em um único aparelho.

Traseira do Xperia E Dual com destaque para a entrada dos dois chips (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Traseira do Xperia E dual com destaque para a entrada dos dois chips (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O sistema do Xperia E dual facilita a navegação entre os dois SIM. É possível, por exemplo, selecionar de qual deles você deseja realizar uma ligação ou enviar uma mensagem de texto no ato. Nada de precisar desligar o celular ou selecionar um dos chips por vez - neste ponto, a Sony fez muito bem seu trabalho.

Especificações

O desempenho do Xperia E dual é bastante razoável, especialmente se levarmos em conta suas especificações. O processador de 1 GHz e os 512 MB de RAM, embora façam uma dupla tímida, garantem um desempenho acima das expectativas para um smartphone nesta faixa de preço. O E dual se saiu bastante bem na hora de rodar a maioria dos aplicativos.

Botões touch do Xperia E Dual em destaque (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Botões touch do Xperia E dual em destaque (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Da mesma forma, transição de telas é fluida, com raros travamentos. O mesmo não se pode dizer da capacidade do smartphone de rodar jogos ou aplicativos pesados. Se esta for a sua intenção, talvez valha investir em um aparelho mais parrudo. Mas se você quer um aparelho para atividades cotidianas, como acessar e-mail e as principais redes sociais, vá em frente: o Xperia E dual é um carinha bastante confiável.

O aparelho vem com o Android 4.0.1 (Ice Cream Sandwich) de fábrica, uma versão desatualizada do sistema operacional Google. A Sony liberou, porém, uma atualização para o Android 4.1 (Jelly Bean) que, embora não seja a mais recentes, já pode ser considerada um bom avanço.

Mensagem de atualização na tela do Xperia E Dual (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Mensagem de atualização na tela do Xperia E dual (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Da mesma forma, transição de telas é fluida, com raros travamentos. O mesmo não se pode dizer da capacidade do smartphone de rodar jogos ou aplicativos pesados. Se esta for a sua intenção, talvez valha investir em um aparelho mais parrudo. Mas se você quer um aparelho para atividades cotidianas, como acessar e-mail e as principais redes sociais, vá em frente: o Xperia E dual é um carinha bastante confiável.

Tela

Eis o ponto fraco do Xperia E dual: a tela. Dela, vale dizer que o único ponto positivo é o tamanho de 3,5 polegadas, que permite que o aparelho seja usado com uma única mão sem dificuldade, como acontece com alguns dos atuais smartphones intermediários e tops de linha. De resto, parece que a Sony exagerou um pouco na economia.

Screenshot da tela do Xperia E Dual: resolução é de apenas 320 x 480 pixels (165 ppi) (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Screenshot da tela do Xperia E dual: resolução é de apenas 320 x 480 pixels (165 ppi) (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

A resolução de 320 x 480 pixels (165 ppi) é considerada baixa até mesmo para a faixa dos aparelhos de entrada. Fontes em tamanho reduzido, por exemplo, chegam a ser difíceis de ler. O brilho também não é dos melhores, fazendo com que o uso do smartphone em áreas externas, sob o sol, seja complicado. E, para finalizar, o touchscreen não é tão preciso quanto poderia ser, mas nada grave.

Design

O E dual tem ótima pegada. Muito disso se deve ao tamanho confortável mesmo para os que têm mãos pequenas e à traseira texturizada. O visual segue o que temos visto pela Sony recentemente na linha Xperia. A versão em preto do aparelho, que foi a testada, é bastante sóbria e até elegante.

Traseira "texturizada" do Sony Xperia E Dual (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Traseira "texturizada" do Sony Xperia E dual (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Assim como acontece no Xperia ZQ, todos os botões do E dual ficam à direita, o de volume e o liga/desliga. Há três botões touch, já clássicos da linha, na parte frontal do aparelho. São eles o de voltar à tela anterior, o para retornar à home do aparelho e o que abre o menu de opções. A sensibilidade deles é ótima e eles ainda se iluminam quando o celular é acionado, para facilitar o uso em lugares escuros.

Entrada USB e botão de liga/desliga do Xperia E Dual (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Entrada USB e botão de liga/desliga do Xperia E dual (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Fora isso, o smartphone tem as entradas para fone de ouvido e para o cabo USB. Tanto a entrada para os dois chips SIM quanto para o cartão microSD ficam cobertas pela tampa traseira. Ponto para a Sony neste quesito.

Xperia E Dual sem a tampa traseira (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Xperia E dual sem a tampa traseira (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Câmera

A câmera do E dual não é lá muito surpreendente. Em lugares bem iluminados, especialmente à luz do dia, ela não faz vergonha, mas não espere por boas fotos noturnas ou em ambientes internos. São apenas 3,2 megapixels e um conjunto fraco, que deixam o E dual atrás de boa parte dos aparelhos de entrada do mercado, inclusive alguns lançados em 2011, como o Samsung Galaxy Ace, por exemplo.

O Xperia E dual é um bom smartphone de dois chips, mas não é o ideal para aqueles que desejam ir muito além das atividades básicas. Caso você procure um celular dual-chip razoável, com Android atualizado e bom preço, vá em frente. Ele dá conta do recado.

Tela 3,5 polegadas; 320 x 480 pixels (165 ppi)
Processador 1 GHz Cortex-A5
RAM 512 MB
Armazenamento Interno                                               4 GB, expansíveis via microSD de até 32 GB                                
Câmera 3,15 megapixels
Dimensões 113,5 x 61,8 x 11 mm
Peso 115,7 g
Bateria 1.350 mAh
Preço R$ 400 - R$ 550




Fonte: TechTudo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/19027/visualizar/