Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 15 de Janeiro de 2008 às 08:20

    Imprimir


Hoje (15) é o último dia para os contribuintes individuais e os facultativos que aderiram ou queiram aderir ao Plano Simplificado de Inclusão Previdenciária recolherem na rede bancária a contribuição referente a dezembro. A alíquota é de 11% sobre o salário mínimo - R$ 41,80.

Os contribuintes podem pagar ainda por semestre. Aqueles que recolhem 20% sobre a remuneração mensal também têm que fazer o pagamento até hoje.

Os contribuintes individuais são também chamados de autônomos. Os contribuintes facultativos são aqueles que não têm atividade remunerada, como as donas de casa e estudantes, por exemplo. Até abril de 2007, a única opção era a de contribuir com base na alíquota de 20% sobre a remuneração mensal ou sobre um valor entre o piso e o teto previdenciário. Para garantir que o trabalhador que ganha pouco, ou que está desempregado, continue contribuindo e garanta os benefícios, o presidente Lula regulamentou o Plano Simplificado de Inclusão Previdenciária.

Para aderir ao plano simplificado, basta colocar na Guia da Previdência Social (GPS) o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT) ou o número do PIS ou do Pasep. Os trabalhadores que não são inscritos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), podem fazer a inscrição pelo telefone 135 ou pela internet (www.previdencia.gov.br). Não há necessidade de comparecer à Agência da Previdência Social (APS).





Fonte: ABr

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190404/visualizar/