Estado já programa R$ 80 mi neste ano para os municípios
"Nós solicitamos que, se possível, o orçamento de 2008 fosse aberto em fevereiro, porque este ano, por ser eleitoral, é curto para a assinatura dos convênios", ponderou Cidinho. Ele disse que Maggi foi sensível e assegurou que será feito um esforço para iniciar a execução do Orçamento agora em fevereiro. "Mas, se não for em fevereiro, será no início de março".
A medida, de acordo com Cidinho, é importante para que os prefeitos, mesmo aqueles que não serão candidatos a reeleição, possam assinar os convênios com o Estado e executar as obras. "Se o Orçamento fosse aberto em maio, como é de costume, não haveria tempo hábil para assinar o convênio e licitar a obra, já que os prefeitos têm até julho para fazer o processo", justificou.
"A partir de agosto, começa a campanha e tudo é paralisado", acrescentou. Ele elogiou Maggi por ter sido sensível a reivindicação dos prefeitos e ter assumido a abertura do orçamento até o início de março.
Segundo ele, caso isso não acontecesse os investimentos, que são importantes para gerar emprego, renda e melhorar a qualidade de vida nas cidades, não poderiam mais ser feitos este ano. "Quem ganha com a atitude do governador são os prefeitos e, principalmente, a população dos municípios", destacou. "É importante que os prefeitos tenham os projetos prontos".
De acordo com Cidinho, o governador disse que o montante de R$ 80 milhões, que também contempla as emendas parlamentares, são do Fundo Estadual de Transportes e Habitação (Fethab). "São recursos assegurados e que poderão ser liberados dentro do prazo que os prefeitos necessitam", destacou. Para ele, o importante é que os prefeitos terão recursos do Estado para fazer investimentos necessários e contribuir, dessa forma, para o desenvolvimento dos seus municípios.
Comentários