Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 11 de Janeiro de 2008 às 07:15
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Campo Verde, MT – Os duzentos reais que Euricléia Luciana dos Santos, empregada doméstica e mãe de três crianças, pagava no aluguel de um imóvel de apenas três peças, a partir de agora será empregado na mobília de sua nova casa e em melhores condições para seus filhos. Beneficiária de uma das 200 residências do conjunto habitacional “Tô Feliz”, construído em Campo Verde em uma parceira dos governos federal, estadual e municipal, Euricléia estava eufórica ao falar da casa que recebeu após uma seleção feita pela Prefeitura e já faz planos futuros na nova moradia.

“Quem vive de aluguel, a cada dia morando em um lugar diferente e ainda gastar em uma casa que não é da gente, ganhar um imóvel, não ter que pagar mais aluguel é um presente sem preço. Os 200,00 que gastava no aluguel, agora eu vou poder investir para ampliar e melhorar a cada dia minha nova casa e dar um lar feliz para meus filhos”, disse Euricléia.

Em situação semelhante, como milhões de brasileiros que sonham com a casa própria, também vivia anteriormente a aposentada Josefa Camila Souta, que aos 90 anos tem hoje a oportunidade de morar em um teto seguro e sem gastar mais com o aluguel. Com a fala calma de uma mineira que veio de Governador Valadares e escolheu Mato Grosso para morar e constituir família, a aposentada agradece emocionada a oportunidade de ter sido selecionada com uma das casas. “Só de não ter que pagar mais o aluguel é um alívio para todos nós, pois o salário de aposentada já é pouco e ainda tinha que pagar por uma casa. Com esse dinheirinho que sobra dá para comprar meus remédios com mais tranqüilidade” afirmou dona Josefa.

FETHAB, O ALCANCE SOCIAL - O residencial com 200 casas na modalidade “Tô Feliz”, do programa habitacional Meu Lar, conduzido pelo Governo do Estado, recebeu investimentos no valor de R$ 1.786, 858 milhão. A modalidade é destinada a atender famílias que ganham até um salário mínimo, e em Campo Verde foram beneficiadas aproximadamente mil pessoas.

Na inauguração do residencial nesta quinta-feira (10.01), o governador Blairo Maggi, em companhia do prefeito Dimorvan Brescancin e secretários de Estado, aproveitou para destacar uma vez mais o alcance social do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), imposto que financia os investimentos em habitações populares e infra-estrutura rodoviária em todo o Estado e, somente em moradias, já beneficiou dezenas de milhares de famílias.

“Quando em uma certa ocasião, no ano passado, me foi dito para retirar do Fethab a aplicação em habitação, a secretária de Trabalho e Emprego,Terezinha foi a primeira a defender com muita determinação a permanência dos investimentos do imposto na habitação de Mato Grosso. E quando vemos a felicidade com que cada contemplado, cada família tem e trazem em seus rostos o alívio por ter uma casa própria, vemos como é imenso o alcance social do Fethab e a importância na vida de cada uma dessas famílias. É uma parte do importante do resgate da cidadania, pois quem tem um teto próprio sabe o quanto faz a diferença”, observou o governador ao destacar a entrega da casa ao aposentado Aurelino Guarin Fernandes, que somente aos 88 anos teve a chance de receber as chaves de sua própria casa.

Seu Aurelino mudou-se para Campo Verde há mais de sete anos e para quem sempre viveu do trabalho na lavoura, com poucos ganhos, o que sobrava era para a compra de remédios, e quase nada restava para investir em uma casa. “Foi um presente receber uma casa, depois de tantos anos de muito trabalho e sem condições para comprar uma. Hoje posso descansar minha velhice com segurança”, disse o aposentado.

“Imposto é pago para ser revertido em benefício a quem dele necessita e a função do governo é essa – trazer o que arrecada da sociedade para ser distribuído à população novamente”, reforçou Maggi, acrescentando ainda: “Reverter esses recursos em obras de qualidade que possam transformar a vida de cada mato-grossense e que daqui a 15, 20 anos, continue tendo a oportunidade de vivenciar e usufruir pelo que recebeu com a mesma qualidade”, finalizou o governador ao destacar também a obra do Posto de Saúde da Família, inaugurado hoje no bairro Parque das Araras.

PSF – Uma obra moderna, com espaços amplos que possibilitarão trabalho e atendimento com mais qualidade aos profissionais e pacientes, no Posto de Saúda da Família “Odenir Eckert”, o Estado aplicou R$ 269.820 mil. Com essa obra, a Prefeitura de Campo Verde amplia o número de PSFs e em breve atingirá 100% do atendimento no município.

“A administração pública se torna mais fácil de ser conduzida quando o trabalho é desenvolvido em parceria, o que tem sido uma constante em Campo Verde diante dos inúmeros benefícios que temos recebido”, destacou o prefeito Dimorvan Brescancin.

O PSF do Parque das Araras terá atendimento ambulatorial, as especialidades médicas nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia e odontologia.

ESTRADEIRO – As obras entregues em Campo Verde integram a primeira agenda de trabalho de 2008 no Interior do Estado, que o governador cumpre até o domingo (13), em visita a oito municípios. Nesta sexta-feira, Maggi e secretários de Estado percorrem estradas e visitam comunidades em Santo Antônio do Leste, Campinápolis e Água Boa, seguindo no sábado para Ribeirão Cascalheira e Querência e encerrando no domingo em Canarana e Paranatinga.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190918/visualizar/