Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 10 de Janeiro de 2008 às 16:43

    Imprimir


Pelo menos mais quatro nomes estão sendo "avaliados" ou "cotados" nos bastidores do setor cultural para suceder o atual secretário de Cultura, João Carlos Ferreira. Com aval do Fórum Pernamente de Cultural, despontam no cenário os nomes do atual secretário adjunto de Cultura, Toco Palma; do produtor cultural Paulo Traven; e do ex-bailarino e também produtor, Kélson Panozzo. O quarto nome a entrar na "disputa", segundo apurou o Olhar Direto, é do escritor e ex-assessor da Secretaria de Educação, Paulo Pitaluga.

A briga promete ser boa, porque o PP (Partido Progressista), capitaneado pelo deputado José Riva e companhia, também quer indicar o substituto de João Carlos Ferreira. No cenário progressista, o nome cotado é o do jornalista Ramon Monteagudo, que já avisou: não existe nada de concreto para a sua indicação. Todavia, as articulações por Monteagudo são fortes porque a bancada do PP está fechada com ele.

Porém, voltando ao 'metiê' cultural, Toco Palma tem apoio da cuiabania e vem articulando com João Malheiros (Casa Civil), Moisés Sachetti (assessor especial da Governadoria) e com o atual diretor geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura (Dnit), Luiz Antonio Pagot.

Além disso, Toco Palma tem seus méritos: tem boa articulação em níveis federal e estadual e já conhece os meandros da pasta por "estar" (ele é advogado) adjunto de Cultura há três anos. Os outros dois indicados do Fórum Permanente de Cultura têm chances reduzidas, embora venham fazendo um lobby discreto. Para o Olhar, Toco Palma disse que "não está articulando", embora tenha conversado sobre a substituição de João Carlos com outros secretários.

Já Clóvis Pitaluga articula nos bastidores com apoio do ex-governador Aecim Tocantins, ermbora tenha forte resistência do setor cultural por seu perfil "de pouco diálogo e radical nas tomadas de decisões". Contudo, goza de prestígio junto ao governador Blairo Maggi e de Luiz Antonio Pagot, dos quais se aproximou nos últimos dois anos. Historiador de formação, Pitaluga começou a articular nos bastidores recentemente com "aval" de setores da cuiabania.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190991/visualizar/