Judiciário retorna; Legislativo continua de férias
A maioria dos Poderes e órgãos auxiliares já voltaram às atividades no início desta semana, embora o período "morto" ainda paira em algumas repartições, como na Assembléia Legislativa, que realiza a primeira sessão ordinária do ano em 5 de fevereiro. Até lá, apenas alguns deputados comparecem aos seus gabinetes, como o presidente e o primeiro-secretário da Mesa Diretora, respectivamente, Sérgio Ricardo (PR) e José Riva (PP).
Nesta segunda voltaram à ativa o Tribunal de Justiça e as comarcas, assim como o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Tribunal Regional Eleitoral, que começa com elevada carga processual em pauta. O TRE deve julgar nada menos que 528 pedidos de cassação de parlamentares infiéis já nesta quarta (9). O Tribunal de Contas do Estado, que no próximo dia 31 empossará Antonio Joaquim à presidência, também retomou alguns serviços, após quase um mês de recesso. O julgamento de processos terá início na primeira semana de fevereiro.
O governo do Estado, que decretou ponto facultativo e deixou a cargo das secretarias a definição exata dos dias de folga, funcionou a passo de tartaruga durante as duas últimas semanas. No caso da secretaria de Meio Ambiente, por exemplo, somente o setor de protocolo funcionou normalmente durante os últimos 15 dias.
A Câmara Municipal da Capital só realizará a primeira sessão em 7 de fevereiro. Em Várzea Grande, os 19 vereadores voltam a participar de sessão a partir do próximo dia 20.
Comentários