11 com mandatos lançam parentes às eleições
Onze políticos com experiência de um ou mais cargos eletivos estão dispostos a ampliar o poder familiar a partir das eleições municipais deste ano. São filhos, sobrinhos, irmãos e primos escalados com a missão de perpetuar no poder famílias como Slhessarenko, Fagundes, Bezerra, Maggi, Campos, Henry, Santos, Daltro, Pereira e Domingos.
A ex-deputada estadual por três mandatos e senadora Serys Marly (PT), por exemplo, trabalha o nome da filha Larissa Slhessarenko para disputar cadeira de vereadora por Cuiabá. Em Rondonópolis, é o deputado federal Wellington Fagundes que tenta eleger vereador o filho João Antonio Fagundes. O também deputado federal Homero Pereira (PR) motiva o irmão Américo Pereira a entrar na corrida para prefeito em Alto Araguaia.
De todos, os Campos são os que mais apostam na familiocracia. O senador Jaime Campos (DEM) deve ter três irmãos na disputa: Júlio Campos, como candidato a prefeito de Várzea Grande, o já prefeito Benedito (Dito) Paulo de Campos, que vai à reeleição em Jangada, e Márcia Campos, que concorrerá, de novo, a vereadora pela Capital.
O deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) terá a prima Ana Maria Bezerra como candidata em Cuiabá. Ela é do PP. O governador Blairo Maggi estará no palanque do primo e prefeito Cesar Maggi, candidato à reeleição em Sapezal. Também deputado federal, Pedro Henry, que está com mandato cassado, mas se mantém no cargo por força de uma liminar do TSE, é o principal cabo eleitoral do irmão-prefeito Ricardo Henry, em Cáceres.
O prefeito Wilson Santos (PSDB) concorrerá à reeleição em Cuiabá, mas vai estar com as atenções voltadas para Chapada dos Guimarães, onde o irmão Elias Santos será candidato à sucessão municipal pelo PMDB. Também em Chapada concorre a prefeito Flávio Daltro, irmão do ex-deputado e hoje secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, presidente regional do PP. O deputado estadual José Domingos (DEM) empurra o irmão Neurilan Fraga na corrida pela Prefeitura de Nortelândia.
Familiocracia
O clã na política está enraizado na política em Mato Grosso. Antes, a estratégia era lançar casais para cargos eletivos, como foram os casos de Carlos e Teté Bezerra, Dante e Thelma de Oliveira e Jonas e Celcita Pinheiro. Bezerra e Jonas foram senadores com as esposas na cadeira de deputadas federais. Agora Bezerra passou a exercer mandato de deputado, o que tirou de Teté a chance de tentar a reeleição em 2006. Jonas continua no Senado e só não tem Celcita na Câmara porque ela foi rejeitada nas urnas. Dante (já falecido) era governador e elegeu a esposa Thelma deputada. Ela reconquistou o mandato no ano passado.
Políticos com mandatos e os parentes candidatos
Senadora Serys Marly (PT)
Trabalha a pré-candidatura a filha Larissa Slhessarenko para vereadora por Cuiabá
Senador Jaime Campos (DEM)
Terá 3 irmãos na disputa: Júlio Campos (Várzea Grande, Dito Paulo (Jangada) e Márcia Campos (Cuiabá)
Deputado federal Homero Pereira (PR)
Incentiva o irmão Américo Pereira a concorrer a prefeito de Alto Araguaia
Governador Blairo Maggi (PR)
Tem o primo e prefeito César Maggi como candidato à reeleição em Sapezal
Deptuado federal Pedro Henry (PP)
Aposta na reeleição do irmão-prefeito Ricardo Henry em Cáceres
Prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB)
O irmão Elias Santos é pré-candidato a prefeito de Chapada dos Guimarães
Ex-deputado e secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro
O irmão Flávio Daltro (PP) será candidato a prefeito de Chapada dos Guimarães
Deputado federal Carlos Bezerra
A prima Ana Maria Bezerra concorrerá a vereadora por Cuiabá pelo PP
Deputado estadual José Domingos (DEM)
É cabo eleitoral do irmão Neurilan Fraga, pré-candidato a prefeito de Nortelândia
Deputado federal Wellington Fagundes
Lança o filho João Antonio Fagundes como candidato a vereador por Rondonópolis
Comentários