Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 04 de Janeiro de 2008 às 15:59
Por: Angela Fogaça

    Imprimir


Foi confirmado hoje de manhã, o primeiro foco de ferrugem asiática em lavoura comercial do Nortão. De acordo com o responsável pelo mini laboratório da Aprosoja emSinop, Leonardo Franco Bernardes, a amostra recebida foi encaminhada ao laboratório da Fundação Rio Verde, que confirmou a ferrugem. O laboratório deles está capacitado para emitir o laudo oficial.

"Esse foco foi descoberto em uma lavoura de soja de Sinop. Ainda hoje estaremos encaminhando mais uma amostra suspeita, encontrada em uma fazenda de Matupá. Fomos informados pela Fundação que a ferrugem também já chegou a Primavera do Leste", disse ele, ao Só Notícias. Até ontem, a ferrugem só havia sido detectada em uma área de sentinela em Lucas do Rio Verde, nesta safra.

É importante detectar a doença o quanto antes, para que o produtor possa aplicar o fungicida e não ter perdas maiores na colheita. Os principais sintomas da ferrugem da soja são observados nas folhas. Normalmente, a doença se inicia pelas folhas localizadas nas partes baixas da planta. Os primeiros sintomas são caracterizados por minúsculos pontos escuros (no máximo 1 mm de diâmetro), no tecido sadio da folha, com coloração esverdeada à cinza-esverdeada, observados mais facilmente contra um fundo claro.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/191869/visualizar/