Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 02 de Janeiro de 2008 às 13:14
Por: Ney Santana

    Imprimir


Pouco mais de oito horas após o “nascimento” de 2008, já havia novidade no legislativo de Arenápolis. O vereador Ednilson Martins Barbosa, mais conhecido como Nino, assumiu a presidência da Câmara Municipal. Defendendo um mandato baseado na humildade, ele não deixou de ressaltar a união em torno dos nomes que compõem a mesa diretora para 2008: vereadores Ilário Kestring (vice-presidente), José de Oliveira Miranda (primeiro secretário) e Valdemar Pinheiro dos Santos (segundo secretário).

A sessão solene de posse da nova mesa diretora marcou o primeiro dia do ano em Arenápolis. As principais autoridades do município, entre as quais o prefeito Rogaciano Oliveira Sampaio Filho e o vice Rinaldo Ferrari, estiveram presentes. Dos nove vereadores, apenas dois não apareceram. Um bom público, boa parte parentes dos novos membros da mesa diretora, também compareceu.

O cerimonial seguiu à risca a tradição, com o termo de posse sendo assinado pelo agora ex-presidente Irapuã Sampaio Rodrigues, passando a presidência a Nino, o qual, juntamente com Ilário, José Miranda e Valdemar, fizeram o juramento. Eleita no dia 3 de dezembro, a nova mesa diretora terá mandato até 31 de dezembro.

Na seqüência, a palavra foi franqueada às autoridades. O primeiro a discursar foi o vereador Sebastião Teixeira de Farias, o Tiãozinho, felicitou Nino e os novos membros da mesa, mas não deixou de fazer uma ressalva: “Não deixem que a Câmara passe por uma situação difícil, como a que eu peguei, quando fui presidente, com dívidas e sem crédito”.

Dos membros da mesa, Valdemar destacou a importância do consenso para se chegar ao nome de Nino, Miranda enfatizou a união e a harmonia dos vereadores no atual mandato e Ilário falou da expectativa e do reconhecimento “do talento do novo presidente, com a eleição e a posse que hora acontecia”.

O prefeito Oliveira, por sua vez, não deixou de elogiar os atuais vereadores, com ênfase para Nino: “Desde janeiro de 2005, sempre tive bom relacionamento com o poder legislativo. E esse bom relacionamento tem dado resultados positivos para nossa administração e para nossa cidade. Hoje temos um rapaz humilde, de uma família pobre, assumindo a presidência da Câmara. Podem ter certeza que fará um trabalho sério, competente, e que, ao vencer o mandato no dia 31 de dezembro de 2008, será reconhecido pelo povo como um sujeito que, vindo da classe mais humilde, moralizou a Câmara”.

Responsabilidade dobrada

Já Nino não cabia em si de felicidade. Apoiado pelos familiares, reconheceu a importância deles não só na vida particular, mas também na carreira política. “Nunca tive vontade de entrar no meio público, mas foi através da família, dos amigos, dos vizinhos, que enxerguei a importância desse ato e decidi me candidatar em 2000. Para surpresa de muitos, superei diversos candidatos com mais potencial e recursos do que eu”, relembrou.

Eleito em 2004, o jovem vereador reconheceu que a presidência da Câmara é um marco na sua história política. “Sei que se trata de uma vitória, mas também é uma responsabilidade a mais, pois vou ter de zelar de um poder de suma importância para o povo de Arenápolis, que é o legislativo”, afirmou, acrescentando terá muita cautela à frente do comando da Câmara. “Mesmo com vontade de fazer muitas coisas, eu preciso caminhar consciente e de acordo com as necessidades e as condições que a gente tem”.

Logo após os discursos, o cerimonial foi encerrado com os presentes sendo convidados para um café da manhã. As sessões da Câmara sob o comando de Nino e dos demais membros da mesa diretora só serão retomadas a partir de 15 de fevereiro. Nesse período, o expediente da Câmara será apenas interno.





Fonte: O Divisor

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/192244/visualizar/