Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 28 de Dezembro de 2007 às 21:05

    Imprimir


Porto Alegre, 28 - A safra gaúcha de milho já apresenta 2% da área semeada precocemente na safra 2007/08 em condições de colheita, informou hoje a Emater. Em algumas lavouras, os produtores estão optando por cortar a planta inteira para formar silagem. Nestas propriedades, os agricultores devem realizar novo plantio do grão até 20 de janeiro, data limite prevista no zoneamento agrícola. A Emater estima a área cultivada no Estado em 1,418 milhão de hectares (+3,9%) e a colheita, em 5,331 milhões de toneladas (-11%).

No norte do Estado (Alto Jacuí, Noroeste Colonial, Missões e Fronteira Noroeste), as chuvas têm ficado abaixo da média em dezembro, gerando estresse hídrico para as plantas. Nas demais áreas, o plantio e o desenvolvimento são normais, mas as lavouras também precisarão de chuvas nos próximos dias, apontou a Emater. A distribuição de chuvas foi variada em dezembro no Estado, conforme levantamento da Emater com base em dados do 8º Distrito de Meteorologia.

Em 14 cidades monitoradas com estações do órgão, a precipitação acumulada até ontem ficou, em média, 46% abaixo do habitual. Enquanto São Luiz Gonzaga, no noroeste, teve desvio negativo de 74%, em Passo Fundo, no norte, a chuva registrada ficou apenas 1% abaixo do padrão. A safra de milho tem 33% da área em fase de enchimento de grãos, 22% em floração e 32% em germinação e desenvolvimento vegetativo. O plantio, que se estende entre agosto e janeiro, atinge 92% do total esperado.




Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/192477/visualizar/