Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 27 de Dezembro de 2007 às 19:55

    Imprimir


SÃO PAULO - O dia voltou a ser de perdas nas bolsas de valores de Nova York. Com a tensão gerada pelo assassinato da ex-premiê paquistanesa Benazir Bhutto e a decepção com dados econômicos, os principais indicadores acionários de Wall Street encerraram o pregão em baixa expressiva.

O índice Dow Jones das 30 ações mais líquidas perdeu 1,4%, para 13.359,61 pontos, e o Standard and Poor`s 500 fechou com queda de 1,4%, a 1.476,27 pontos. O eletrônico Nasdaq Composite recuou 1,8%, a 2.676,79 pontos.

Analistas atribuíram parte do pessimismo de hoje à morte de Benazir Bhutto em um atentado. A idéia é de que o ato aumentará a tensão numa região já bastante turbulenta - envolvendo desta vez um país que se alinhou junto aos EUA no ataque ao Iraque - e poderá ter repercussões no preço do petróleo e na atividade terrorista.

Além do aspecto geopolítico, o mercado lidou também com dados desapontadores a respeito da economia dos EUA. Os novos pedidos de bens duráveis manufaturados nos Estados Unidos, excluindo itens de Defesa e Transporte, caíram 0,7% em novembro, enquanto os analistas esperavam um aumento. Os novos pedidos de seguro-desemprego dos Estados Unidos somaram 349 mil na semana encerrada no dia 22, ou mil a mais do que uma semana antes. Esses números reforçaram a percepção de desaceleração da atividade econômica, o que se refletiu na queda de ações de empresas como Caterpillar (1,3%) e General Motors (1,7%).

Papéis de grandes bancos caíram após a notícia de que relatório do Goldman Sachs aumentou a previsão de baixa contábil no valor de ativos que eles terão de fazer no quatro trimestre por conta da crise no mercado de crédito imobiliário subprime. Citados no relatório, Citigroup recuou 2,9%, Merrill Lynch baixou 2,5% e JP Morgan caiu 2,9%.




Fonte: Valor Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/192609/visualizar/