Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 26 de Dezembro de 2007 às 17:15

    Imprimir


A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (26) que superou na terça o próprio recorde diário de produção de petróleo no Brasil, alcançando 2 milhões e 238 barris. A marca, segundo a empresa, é resultado da entrada em operação de seis novas plataformas de extração em 2007. O recorde anterior foi alcançado no dia 23 de outubro de 2006, com 1,912 milhão de barris.

As seis novas plataformas acrescentarão, quando alcançarem o pico de produção, 590 mil barris de petróleo diários à capacidade instalada (capacidade máxima de extração para a qual as unidades foram projetadas) nos campos nacionais.

A plataforma P-54, que começou a operar no dia 11 deste mês no campo de Roncador, na Bacia de Campos (RJ), foi a última das seis unidades a entrar em operação este ano. Quando atingir o pico de produção, previsto para acontecer no segundo semestre de 2008, a plataforma acrescentará 180 mil barris por dia à produção nacional.

A Petrobras extrai mais de 80% de sua produção de campos marítimos e a produção em terra é de 230 mil barris diários, segundo informações da Agência Brasil. O anúncio do novo recorde de produção foi feito, no Rio, pelo diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, e pelo presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli.

Tupi

Na ocasião, Estrella adiantou que os primeiros testes de produção do campo gigante de Tupi, na Bacia de Santos, em São Paulo, começam no final do próximo ano, com produção diária estimada em 80 mil barris.

Para 2008, está previsto o lançamento de mais quatro plataformas, sendo três de petróleo, na Bacia de Campos, e uma de gás, no Espírito Santo. Na Bacia de Campos, entrarão em produção a P-51, com capacidade para produzir 180 mil barris por dia, a P-53, com igual capacidade de produção, e a FPSO Cidade de Niterói, que produzirá 100 mil barris por dia.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/192778/visualizar/