Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 25 de Dezembro de 2007 às 18:00

    Imprimir


Um paciente e uma enfermeira pularam de janelas do Hospital das Clínicas, na Zona Norte de São Paulo, durante o incêndio que atingiu o ambulatório no final da noite de segunda-feira (24). De acordo com informação divulgada pelo HC, os dois sofreram ferimentos leves e foram levados a hospitais próximos.

O fogo no ambulatório do HC começou por volta das 22h de segunda-feira (24). A fumaça se espalhou rapidamente e ocupou salas e corredores de setores de internação.

Houve correria. Cirurgias tiveram de ser interrompidas. Pacientes foram carregados por médicos, enfermeiros e bombeiros até a calçada do hospital, onde receberam atendimento.

Os 12 pacientes do centro cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no 9º andar do prédio do ambulatório, foram levados para a Santa Casa de Misericórdia e para o Instituto do Coração (Incor). Depois de receberem o primeiro atendimento na calçada do hospital, eles foram removidos.

Para evitar a intoxicação dos pacientes, o Instituto Central do HC, que fica ao lado do prédio dos ambulatórios, teve de ser esvaziado. Os pacientes foram acomodados na entrada e no saguão por pelo menos duas horas e depois retornaram aos quartos. Segundo os bombeiros, não houve intoxicação por causa da fumaça.

Fechamento

O ambulatório, onde ocorrem consultas e exames, está fechado por tempo indeterminado por causa do incêndio que atingiu a unidade no final da noite de segunda-feira (24). O prédio está sem luz.

A orientação é que apenas os pacientes que não podem ficar sem atendimento se dirijam ao hospital.

O HC é o maior hospital da América Latina e tem cerca de 15 mil funcionários. O hospital recebe todos os dias 35 mil pessoas e tem um orçamento de R$ 1 bilhão. No ambulatório do HC são realizadas, por dia, cerca de 5 mil consultas. A unidade não tem leitos. Trabalham no local cerca de 1,5 mil funcionários.

Exaustor

De acordo com o tenente Fauzi Katibe, do 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros, ainda havia fumaça nos andares mais altos do Instituto Central (IC), principalmente no 9º, por volta de 10h30. Ele explicou que as equipes usavam um exaustor para sugar a fumaça.

"A suspeita é de que houve um curto-circuito na fiação elétrica que passa pelos dutos no (subsolo). A tendência é a fumaça subir". Fauzi contou que o fogo começou no Prédio dos Ambulatórios e há uma ligação com o edifício do Instituto Central, que fica ao lado.

Funcionários contaram que ainda sentiam cheiro de queimado nos andares do hospital e que havia muita fuligem.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/192897/visualizar/