Mato Grosso despontou na mídia nacional e internacional em 2007
Este ano, dezenas de jornalistas de todo o Brasil e de outros países visitaram Mato Grosso. O resultado foram centenas de matérias publicadas em revistas de renome internacional e nos mais variados veículos de comunicação espalhados por todo o mundo. Em rede nacional, um pouco diferente do que se estava acostumado a ver, Mato Grosso também mostrou as belezas naturais, os produtos turísticos e, especialmente o potencial.
Em 2007, mensalmente, uma média de 10 jornalistas solicitaram junto a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) apoio para conhecer Mato Grosso. “Nunca houve uma demanda tão grande de veículos de comunicação com interesse em divulgar os produtos turísticos deste Estado. Infelizmente não conseguimos atender todos”, salienta o secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf.
Maio foi o mês em que Mato Grosso mais recebeu jornalistas estrangeiros. Além dos repórteres e fotógrafos do Jornal El Mercúrio e da revista Travel Time, do Chile, também estiveram no Estado, os argentinos do La Nacion , do El Clarín e das revistas Weequend e Prime Edições. Ao todo foram mais de 20 profissionais argentinos e chilenos visitando as principais regiões turísticas de Mato Grosso.
Maio também aconteceu o fampress dos jornalistas nacionais que vieram para Festa Internacional do Pantanal. Ao todo foram 10 profissionais representando oito veículos, incluindo representantes do Paraná e também do Acre. O evento foi motivo para que Mato Grosso estivesse por quatro vezes na mídia nacional. “Uma das matérias ocupou pelo menos três minutos do Bom Dia Brasil, jornal exibido pela Rede Globo de Televisão. Isso sem falar nas outras”, comemora Nadaf.
Os portugueses também se interessaram em divulgar Mato Grosso este ano. Além da Publituris, também estiveram no Estado fotografando e produzindo matérias profissionais do jornal Turiveis e da revista Rotas e Destinos. Em dezembro, esteve em Cuiabá, o jornalista Luiz Maio, do jornal O Público, de Portugal. Em dois dias ele visitou toda a região de Cáceres. Na Estação Ecológica Taiamã, o principal objetivo do repórter português era captar a imagem de uma onça pintada.
A Televisão Italiana RAI 3 passou 10 dias visitando as principais regiões turísticas do Estado. Eles vão produzir um documentário sobre as belezas naturais de Mato Grosso.
A Sedtur em parceria com os empresários do setor de turismo organizou e realizou dois fampress regionais. Pelo menos 25 jornalistas de Cuiabá visitaram as cidades de Jaciara, Juscimeira e Barra do Garças. Ao todo foram mais de 30 matérias espalhadas nos principais jornais e sites da cidade.
Para 2008 há pelo menos dez propostas de veículos de comunicação que pretendem fazer documentário e matérias no Estado. Há uma expedição que vai descer o rio Roosevelt e outra que pretende fazer algumas rotas utilizadas por Rondon.
Comentários