Em entrevista a Rossi, Wilson Santos admite 4 falhas
Em entrevista nesta sexta (21) ao apresentador de TV, radialista e ex-deputado Lino Rossi, no programa Chamada Geral, na Cuiabana FM, o prefeito Wilson Santos (PSDB) reconheceu que cometeu falhas nestes três anos de mandato. Admite quatro que considera de natureza grave. Uma delas, segundo Santos, foi a extinção da secretaria de Comunicação de Cuiabá. "Fiz isso, pois, não sabia que a Comunicação era tão importante. Eu não dava valor". Justifica, porém, que no final de 2005, reconstruiu a pasta.
Santos cita como seu segundo erro a desativação, em 2005, do terminal de ônibus da praça Bispo Dom José, no centro. "O nosso grande erro foi não comunicar aos 55 mil usuários do transporte sobre a data da desativação da estação Bispo". Lembra que essa extinção fazia parte de uma das suas propostas de campanha eleitoral em 2004, porém, pecou em não informar corretamente a população sobre as alterações no itinerário dos veículos coletivos. À época, a secretaria de Trânsito e Transporte Coletivo está sob Emanuel Pinheiro.
Ainda em relação ao transporte coletivo, Santos confessa que errou em aumentar o valor da tarifa do transporte coletivo de R$ 1,85 para R$ 2,05. Admite que acabou desrespeitando uma lei federal, que implantou o Plano Real em 94, segundo a qual as tarifas públicas não podem ser reajustadas com prazo mínimo de 12 meses.
Na tentativa de melhorar sua imagem um tanto desgastada junto à população cuiabana, Santos enfatizou que reconhece publicamente seus erros. "Quero reconhecer publicamente e acho que sou um dos poucos homens públicos que sempre reconheci meus erros".
Dentre outras falhas, o prefeito recorda o aumento da alíquota do IPTU para imóveis construídos, elevando-a de 0,4 para 0,6. "Fizemos essa majoração sem antes analisar outras possibilidades de incrementar a arrecadação do IPTU", confessa. Observa que na época, a sociedade se organizou, a oposição pressionou e se viu obrigado a recuar da decisão. "Quando recuamos, as pessoas diziam que era feio para um prefeito voltar atrás."
Observa que todos estão sujeitos a erros. "Sou um ser humano, tenho minhas angústias e aflições e não tem nada mais belo que você reconhecer o seu erro". Por fim, garante que, "toda vez que identificar um erro vou ter a humildade de dar um passo atrás".
Comentários