Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 19 de Dezembro de 2007 às 21:53

    Imprimir


O bispo de Barra (BA), Dom Luiz Flávio Cappio, foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Memorial, em Petrolina (PE), na noite desta quarta-feira (19).

Segundo o hospital, o primeiro boletim médico será divulgado às 22h23 (23h23 de Brasília). O bispo está sendo atendido pelo médico Múcio Homero Leite Rodrigues.

Cappio desmaiou na tarde desta quarta quando redigia uma nota sobre a decisão do STF que libera as obras do projeto de transposição do Rio São Francisco.

Segundo um boletim médico, o religioso está "semiconsciente e com estado geral comprometido" e será internado para "evitar possíveis danos permanentes". A internação foi determinada pelo médico Klaus Finkam, que acompanha o bispo.



Greve de fome

A assessoria da Articulação São Francisco Vivo informou que "a permanência do jejum será decidida por Dom Luiz, logo que ele estabeleça a plena consciência". Segundo a entidade, no hospital, o bispo receberá apenas soro. Cappio deverá ser internado no Hospital Memorial.

O bispo, de 61 anos, está no 23º dia de greve de fome. Ele teria comentado que estava sentindo um "desalento muito grande" devido ao julgamento antes de desmaiar. Cappio foi amparado por duas pessoas e não chegou a cair no chão. O religioso foi socorrido por um médico, recobrou a consciência e foi dormir.

Saúde

O frei vem apresentando fragilidade física, que aumenta a cada dia. Desde que iniciou o jejum, em 27 de novembro, até a última segunda-feira (17), ele já tinha perdido oito quilos. Seu peso agora é de 63,5 kg.

Antes de desmair, em vez de soro, Dom Cappio vinha ingerindo apenas água. Esta é a segunda vez que o bispo faz greve de fome contra a transposição. Em outubro de 2005, ele permaneceu 11 dias sem se alimentar em protesto contra o projeto.

A transposição do rio São Francisco, um antigo projeto que pode beneficiar 12 milhões de pessoas, é tratada como uma das principais prioridades do governo Lula, e suas obras começaram em junho deste ano.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/193515/visualizar/