Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 19 de Dezembro de 2007 às 13:38
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


Se as eleições fossem hoje e dependesse exclusivamente do eleitorado cuiabano, o senador Jaime Campos (DEM) seria eleito governador num cenário com cinco virtuais concorrentes. De acordo com a pesquisa Mark, realizada em 99 bairros nos últimos dias 15 e 16, o nome do democrata é preferido por 35,8%. Jaime já esteve no comando do Palácio Paiaguás (1991-1995) e foi prefeito de Várzea Grande por três mandatos. A margem de erro da pesquisa oscila em 3% para mais ou para menos.

O segundo nome preferido em Cuiabá para a sucessão do governador Blairo Maggi (PR) é do deputado federal Carlos Abicalil (PT). Figura com 10,5%. Em 98, o petista pleiteou, sem êxito, a cadeira de governador. À época foi derrotado por Dante de Oliveira (já falecido).

Lembrado como preferido por 8,2% dos eleitores, depois de Jaime Campos e de Abicalil, o prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB), principal liderança do tucanato no Estado, aparece em terceiro lugar. Motivado pela cúpula tucana, ele alimenta expectativa de concorrer ao Palácio Paiaguás em 2010. Antes, porém, precisa passar no teste da reeleição no próximo ano. O nome do ex-prefeito de Rondonópolis por dois mandatos e deputado estadual Percival Muniz (PPS) é lembrado por 6,5%. Já o ex-secretário de Estado e atual diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura em Estradas (Dnit), Luiz Antônio Pagot (PR) surge na lanterna, com 2,2%. Nesta amostragem, 23,8% disseram que não sabem ou preferiram não emitir opinião. Já 13% adiantaram que votariam hoje nulo ou em branco se os candidatos fossem os cinco apontados na estimula (Jaime, Abicalil, Santos, Muniz e Pagot).

Resistência

Num outro cenário, a Mark fez a seguinte pergunta aos 646 entrevistados da capital: "Em quem o sr (a) não votaria de jeito nenhum para governador se as eleições fossem hoje e os candidatos fossem estes?". Vinte e oito por cento responderam que não votariam no prefeito Wilson Santos, ao passo que 14,4% rejeitaram o nome de Jaime Campos. O terceiro em rejeição é Abicalil, com 8,7%, seguido de Pagot, com 7,7% dos eleitores. Outro nome também rejeitado com 7,6% é do prefeito rondonopolitano Adilton Sachetti (PR).

Percival Muniz detém o menor índice de rejeição. É citado por 5,6% nesta pesquisa feita no último final de semana. Não souberam ou não quiseram responder 17,8%, enquanto 9,6% votariam nulo ou branco.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/193603/visualizar/