Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 18 de Dezembro de 2007 às 18:49

    Imprimir


A Cemat e a Prefeitura de Colíder inauguraram oficialmente nesta terça-feira (18) o novo transformador da subestação (SE) de energia elétrica do município. A obra marca os festejos dos 28 anos de emancipação política da cidade. A solenidade contou com a participação da diretoria da concessionária e de autoridades locais. A placa de entrega da obra foi descerrada pelo representante da Superintendência de Engenharia da Cemat, Evandro Xavier Braga, e pelo prefeito Celso Banazeski.

Com a instalação do transformador de 20/25 MVA - para rebaixar a tensão de 138 para 13,8 kV - a capacidade da SE foi duplicada. "O investimento de R$ 1,856 milhão, com recursos próprios da distribuidora, aumentará a disponibilidade de energia em Colíder e nos municípios vizinhos como Itaúba, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Santa Helena e Terra Nova do Norte", garantiu Evandro Xavier Braga.

O transformador antigo, com metade da potência do atual, foi instalado em outubro de 1995. Doze anos depois, ele teve que ser substituído em virtude do aumento considerável no consumo de energia na região de Colíder. "Há quatro anos, com base na taxa de crescimento do município daquela época, a Cemat fez um diagnóstico de que havia energia disponível para os próximos 10 anos. A previsão inicial foi revista uma vez que a necessidade de ampliação do sistema chegou antes do esperado", lembrou o gestor municipal.

Consumo - De janeiro a novembro de 2007, o mercado de fornecimento de energia elétrica em Colíder cresceu 13,07% em relação ao mesmo período do ano passado. O grande destaque é a classe industrial, com aumento de 21,35% no consumo. "Para atender essa demanda crescente, melhorar a confiabilidade do sistema e incentivar o desenvolvimento econômico da região, a Cemat investiu na subestação e também na rede de distribuição do município", acrescentou Evandro.

"Esse investimento é uma grande conquista, pois torna possível a instalação do nosso distrito industrial. As indústrias poderão vir pra cá com a certeza de que não faltará energia. E é isso que fará o nosso município crescer e se desenvolver, gerando emprego e renda para todos", declarou o vereador Ademar Mânica.




Fonte: Assessoria/Cemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/193732/visualizar/