Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 18 de Dezembro de 2007 às 08:33

    Imprimir


A Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT) lança nesta terça-feira (18.12) o Projeto de Critérios para Classificação de Grãos, que será realizado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A cerimônia ocorrerá no auditório da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMEV) e contará com a presença do Reitor da UFMT, Paulo Speller, do presidente da Aprosoja/MT, Glauber Silveira, professores da FAMEV e demais participantes do projeto. Na ocasião, a associação entregará ao laboratório da FAMEV o equipamento necessário para a análise intrínseca dos grãos de soja. "Hoje há muitas distorções entre os critérios de classificação previstos pela literatura acadêmica e técnica de soja e os critérios usados pelas empresas compradoras do grão. Nossa intenção é identificar de forma científica essas distorções para podermos superá-las", observa o presidente da Aprosoja/MT. Glauber Silveira. Caberá à UFMT realizar as análises laboratoriais para avaliar a quantidade de proteína, óleo e acidez do grão de soja produzido em Mato Grosso. O projeto prevê ainda a comparação das formas de aplicação de descontos utilizadas pelo mercado e a prevista na legislação e seus impactos nos resultados dos produtores. A FAMEV irá avaliar a qualidade física e nutricional de cultivares de soja produzidos em propriedades de diferentes regiões do Estado de Mato Grosso.

O Projeto de Critérios para Classificação de Grãos é executado pela comissão de Tecnologia da Produção da Aprosoja/MT e se desdobra em outras ações.

Uma delas é a distribuição de uma cartilha que orienta o produtor de soja a identificar os parâmetros de descontos adotados. As informações são da Aprosoja.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/193851/visualizar/