Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 18 de Dezembro de 2007 às 08:16

    Imprimir


O presidente da Assembléia, deputado Sérgio Ricardo (PR), levou a sério a orientação do governador Blairo Maggi, de que "teria de esticar o focinho" para viabilizar sua candidatura, e já aparece em segundo lugar na corrida à Prefeitura de Cuiabá. É o que mostra a quarta rodada da pesquisa Mark, feita desta vez no último sábado e domingo (dias 15 e 16).

O deputado Walter Rabello (PP) se mantém em primeiro lugar, com percentuais que variam de 29% a 34% das intenções de voto, dependendo dos adversários em cena. Já a segunda colocação começa a ficar embolada. Sérgio, que antes estava em terceiro, agora supera o prefeito Wilson Santos (PSDB), apesar da pequena diferença constatada estar dentro da margem de erro de 3% para mais ou para menos. O republicano detém índices de 22%, enquanto o tucano aparece como o preferido entre 19% e 21%.

Na última pesquisa estimulada divulgada em outubro, Santos aparecia em segundo lugar com grande diferença de Sérgio. Agora, dois meses depois, Sérgio já o superou.

A Mark Instituto de Pesquisa e Opinião, dos empresários Marco Polo, o Popo, e Bárbara Pinheiro, entrevistou neste último final de semana 646 eleitores em 99 bairros. A nove meses para as eleições municipais, o quadro sobre a sucessão ainda continua confuso e completamente indefinido. Hoje existem ao menos cinco virtuais candidatos ao Palácio Alencastro. No trabalho de campo, os pesquisadores fizeram várias simulações.

Num dos cenários com cinco prováveis candidatos - Rabello, Sérgio, Santos, Carlos Abicalil e Valtenir Pereira -, o pré-candidato do PP figura na liderança com 29,6%, quase sete pontos percentuais à frente do presidente da Assembléia, que vem em segundo lugar com 22,9%. O prefeito Santos aparece em terceiro, com 19,5%, praticamente empatado tecnicamente com Sérgio. O petista Abicalil é o quarto, com 12,1% e, o deputado Valtenir (PSB) surge com 6,7% (confira na estimulada A).

Em outra simulação (estimulada B), quando ao invés de Abicalil o PT teria hipoteticamente como candidata a senadora Serys Marly, Rabello figura com 31%. Sérgio, que já concorreu à prefeitura em 2004, se firma na terceira colocação, com 22,8%. De novo, Santos vem em seguida com 19,5%, seguido de Valtenir (7,6%) e, na lanterna, Serys (4,3%). Com estes "prefeituráveis", 7,1% dos entrevistados se mostraram indecisos, enquanto outros 7,1% disseram que votariam em branco ou nulo.

A inclusão na disputa do nome do atual secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, que está filiado ao PR, em quase nada mudaria o quadro. Se as eleições fossem hoje tendo como candidatos a prefeito Rabello, Sérgio, Santos, Valtenir e Brito, o secretário do governo Maggi ficaria com apenas 1,4% das intenções de voto.

O nome do empresário Mauro Mendes, outro filiado ao PR e que vem sendo citado como opção de candidatura, também não aparece bem nas intenções de voto. Figura como lanterna com 5,7% num outras cinco virtuais candidaturas (Rabello, Sérgio, Santos, Abicalil, Valtenir e Mendes).





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/193855/visualizar/