Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 17 de Dezembro de 2007 às 16:58

    Imprimir


A reunião que tenta firmar um acordo entre índios e a construtora que solicita a retomada das obras de construção de cinco PCHs no rio Juruena, em Sapezal, acontece nesta terça-feira (18), no auditório do Parque Estadual Massairo Okamura, em Cuiabá. Governo do Estado, líderes indígenas das etnias Enawenê-Nawê, Mynky, Paresi, Rikbaktsa, representantes da Funai, do Ministério Público Federal, Polícia Federal e ONGs que trabalham com as etnias, além dos empreendedores, debaterão as condições que os índios impõem para que a situação se normalize.

As construções estão paradas desde quinta-feira (06), quando cerca de 300 pessoas que estavam trabalhando no canteiro de obras das hidrelétricas foram mantidas reféns durante cinco dias. Os maquinários e veículos também foram retidos pelos índios no pátio de obras. Todos só foram liberados após uma reunião no município de Sapezal onde ficou acordado que o estudo de impacto ambiental será revisado. Na reunião, os empreendedores também concordaram em reavaliar o montante a ser revertido em projetos aos índios como compensação pelos impactos, aproximadamente R$ 4,3 milhões.

Segundo o Superintendente de Políticas Indígenas da Casa Civil do Governo, Rômulo Vandoni Filho, os indígenas reclamam da forma de distribuição da compensação financeira para comunidades afetadas com a construção das PCHs. “São cinco etnias envolvidas e três delas estão questionando o valor distribuído por igual tanto para as comunidades mais próximas quanto àquelas mais distantes. Mas estamos buscando um entendimento pacífico, sem prejuízo para os indígenas destacou Vandoni.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/193942/visualizar/