Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 17 de Dezembro de 2007 às 13:16

    Imprimir


O presidente reeleito do PT, deputado federal Ricardo Berzoini (SP), disse que o partido agora tem a “obrigação de preparar um programa político para 2010 e um processo de discussão de nomes que não seja desgastante”.

"O PT tem todas as prerrogativas e elementos para apresentar uma candidatura à sucessão do presidente Lula", disse.

O deputado federal Jilmar Tatto (SP), que disputa o comando do partido, reconheceu a reeleição de Berzoini.

O site do PT anunciou a vitória do atual presidente e informou que os votos apurados até o momento equivalem a cerca de 65% do total. O mandato é de dois anos, para 2008 e 2009.

Ainda de acordo com o site do partido, o resultado "indica que não há mais possibilidade de Tatto reverter o resultado – sobretudo porque os votos que faltam entrar são de regiões onde o candidato deve receber menos votos do que Berzoini."

Os resultados parciais do segundo turno das eleições internas do partido mostram que Berzoini teve 69.869 votos do total de 118.499 apurados até o momento. Tatto teve 42.292 (37,71%). A parcial contabiliza 1.934 votos nulos e 4.404 em branco.

O presidente reeleito afirmou que vai trabalhar para garantir que o partido “chegue forte em 2010”, o que, segundo ele, dependerá do resultado das eleições 2008. “O PT tem todas as condições para chegar a 2010, apresentar uma candidatura e levar propostas para os outros partidos”, disse.

Segundo ele, as críticas de que sua candidatura representava continuísmo são “simplificação política”. “Se fosse fazer uma leitura, poderia dizer que a base quer continuidade. Mas a base é inquieta e deseja que o PT sempre se mobilize. O resultado mostra que nós tivemos um bom debate na base.”

Votação

Berzoini votou durante a manhã de domingo, em Brasília, acompanhado pelo presidente Lula, e demonstrou confiança na sua reeleição para o cargo. Berzoini também recebeu o voto do ministro da Justiça, Tarso Genro, que o considerou 'mais preparado' para assumir o cargo.

Na sede do Diretório Nacional do partido, onde votou, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou para desmentir o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre a criação de um novo imposto para a saúde ou cortes em programas sociais, em substituição à CPMF. "Mantega vai ter que me convencer da necessidade disso", disse Lula.

Tatto também votou de manhã, em São Paulo, no colégio Vinícius de Moraes, na zona sul da capital.

Encontro

Em debate realizado na sexta-feira (14) pela Rádio CBN, os dois candidatos à presidência do PT defenderam a reforma política e concordaram que o PT deve lançar candidato próprio na corrida presidencial de 2010.

No debate, Tatto criticou o que chama de “burocratização do partido”. "A próxima direção precisa se debruçar no sentido de mudar a agenda política do Brasil e tentar fazer com que o governo também mude sua agenda política, priorizando propostas do movimento social e não apenas propostas da Câmara e do Senado”. Ele defendeu ainda a "radicalização da democracia interna" do PT.

Berzoini discordou de Tatto, afirmando que o PT tem contato próximo com movimentos sociais dos mais variados e ajudou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a reduzir as desigualdades sociais nos cinco anos de seu governo. Apresentou também uma proposta para aprofundar o debate sobre a ética no partido.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/193981/visualizar/