Mato Grosso tem maior variação positiva no comércio
Já em relação a outubro de 2006, a Pesquisa Mensal do Comércio apontou que as vendas cresceram 9,6%, acumulando alta de 9,6% no ano e 9,1% nos últimos 12 meses. Para a receita nominal de vendas, as taxas foram de 13,5% (outubro 2007/outubro2006), de 11,4% (no ano) e de 10,6% (em 12 meses).
A queda no volume de vendas foi puxada pelo resultado negativo do segmento hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com queda de 1,6%. As outras quatro atividades com séries sazonalmente ajustadas tiveram crescimento no volume de vendas: combustíveis e lubrificantes (1,8%); móveis e eletrodomésticos (1,3%); tecidos, vestuário e calçados (2,8%); e veículos, motos, partes e peças (2,8%).
Em relação a outubro de 2006, houve aumentos no volume de vendas de todas as atividades do varejo. O segmento hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou alta de 5,6% nessa comparação. A atividade acumulou 6,5% e 6,7% no ano e nos últimos 12 meses, respectivamente, devido à expansão do crédito.
Ainda na comparação entre meses de outubro, as demais altas foram em móveis e eletrodomésticos (13,5%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (19,8%) ; tecidos, vestuário e calçados (14,5%) ; combustíveis e lubrificantes (6,5%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (11,9%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (38,7%) e livros, jornais, revistas e papelaria (16,8 %).
Regionais
Dos 26 estados mais o Distrito Federal, três tiveram quedas no volume de vendas em relação a outubro de 2006: Roraima (-7,1%); Acre (-7,1%); e Rondônia (-1,0%). Destacaram-se com as maiores variações positivas: Goiás (14,6%); Mato Grosso (14,6%); São Paulo (11,9%); Maranhão (11,8%) e Bahia (11,7%).
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