Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 17 de Dezembro de 2007 às 10:26
Por: Sid Carneiro

    Imprimir


Novas oportunidades de estágios estão surgindo para jovens que pensam iniciar no serviço público e privado em Mato Grosso. Um projeto de autoria do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sergio Ricardo (PR), institui a política estadual de valorização do estagiário em órgãos públicos. De acordo com a proposta, o programa será concretizado por meio da conscientização junto aos empregadores de empresas privadas, servidores públicos, ou qualquer pessoa hierarquicamente superior ao estagiário, da importância e finalidade educacional do estágio.

Os órgãos da administração direta e indireta dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado de Mato Grosso poderão fazer campanhas de valorização do trabalho do estagiário podendo promover concursos do estagiário “modelo” e estabelecendo as premiações como bolsa de auxílio educacional, viagens pelo estado, livros relacionados ao curso do estagiário e bolsas de estudo.

Sérgio Ricardo argumenta que o estágio promove a capacitação profissional, integrando o jovem no mercado de trabalho através do desenvolvimento de habilidades, atitudes e competências individuais exercidas nos órgãos públicos e empresas privadas. Por esta razão, deve ser tratada (a classe) com maior respeito e reconhecimento, inclusive no que tange ao auxílio educativo e remuneratório. “A integração do jovem ao mercado de trabalho é cada vez mais importante. Os programas de estágio têm como objetivo aperfeiçoar a qualificação profissional por meio de atividades de aprendizagem social, profissional e cultural”, disse o deputado.

Segundo Sérgio, é no estágio que o acadêmico encontra a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, aprender as peculiaridades e “macetes” da profissão, conhecer a realidade do dia-a-dia, daquilo que o acadêmico escolheu para exercer.

“À medida que o acadêmico tem contato com as tarefas que o estágio proporciona, começa a assimilar tudo que tem aprendido e até mesmo aquilo que ainda vai aprender”, argumenta Sérgio. Na avaliação do parlamentar, o aprendizado é mais eficaz quando é adquirido com a experiência. “O que fazemos diariamente ou repetidamente é absorvido com muito mais eficiência”, afirmou Sérgio.

O deputado alerta para as propostas de estágios sob a intenção da contratação da mão-de-obra barata. De acordo com Sérgio Ricardo, em virtude da ânsia de muitos acadêmicos que já entenderam a necessidade do estágio, da obrigatoriedade de determinadas horas de estágio de alguns cursos, bem como da isenção de impostos do regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), algumas empresas oferecem vagas intituladas de estágio. “Mas na verdade não o são. Há na verdade, interesse em contratar mão-de-obra barata, sem vínculo empregatício e garantir menor custo”, disse.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194004/visualizar/