Plantio se encerra em Mato Grosso
Segundo análise da AgRural, os números nacionais representam um avanço de 6 pontos percentuais em relação ao plantado na semana passada e está em linha com o registrado nessa mesma época de 2006, quando o plantio também chegava a 95% de uma área que ficou em 21,33 milhões de hectares.
Com o plantio encerrado no Paraná e nos estados do Centro-Oeste, o destaque positivo da semana acabou ficando por conta dos trabalhos de campo realizados no Nordeste. Depois de um começo difícil, marcado pela falta de umidade, os produtores da região praticamente tiraram o atraso das primeiras semanas de plantio. Na Bahia, por exemplo, a semeadura saltou 25 pontos percentuais em uma semana, chegou a 90% e agora está apenas 5 pontos atrás do registrado nesse mesmo período de 2006.
Os produtores do Sudeste também estão com a semeadura em dia. O destaque vai para Minas Gerais, que chegou a replantar algumas áreas, mas que agora já está com o plantio bem encaminhado, 5 pontos à frente dos trabalhos do ano passado.
No Rio Grande do Sul, os trabalhos de campo evoluem bem na região de Passo Fundo, mas em outras áreas os produtores ainda não conseguiram compensar o atraso na colheita do trigo, que acabou refletindo na semeadura da oleaginosa, atualmente calculada em 87% da área, 4 pontos atrás do índice do ano passado.
Comentários