Deputados discutem em plenário situação de policiais civis
O primeiro-secretário José Riva (PP) foi incisivo ao defender os policiais civis e o realinhamento salarial da categoria, luta que tem ganhado as páginas dos jornais, em manifestos ocorridos durante as últimas semanas. Os agentes acompanharam a sessão plenária matutina desta quarta-feira (12), numa ação de solicitação de apoio dos parlamentares para que o subsídio repassado aos policiais civis seja revisto em caráter de urgência.
Riva destacou que a falta de valorização desses servidores pode contribuir para o clima de insegurança que se gera na sociedade. Numa explanação rápida foram apresentados dados sobre os salários pagos, onde um agente ganha em média R$ 1.200 dentro da Polícia Civil de Mato Grosso. De forma institucional, o parlamentar solicitou do presidente da AL, deputado Sérgio Ricardo (PR), uma convocação de reunião entre representantes da categoria, deputados e o governador em exercício Silval Barbosa (PMDB) para se chegar a um acordo, tendo em vista que a peça orçamentária ainda não foi fechada e está sob análise da AL. Há ainda a possibilidade de se aguardar o retorno de Maggi ao estado, na próxima semana, para discutir o assunto.
O presidente Sérgio Ricardo (PR) garantiu apoio aos policiais e lembrou que tudo que traz benefício, especialmente no tocante à área de segurança, será pleiteado pelo Poder Legislativo. Em plenário, num contato com representantes do Poder Executivo, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, se colocou à disposição da comissão de policiais para discutir preliminarmente o tema ainda nesta quarta-feira (12).
Em relação à iniciativa de resolver as questões expostas pelos policiais, o progressista Walter Rabello, que preside a comissão permanente de Segurança Pública e Comunitária da AL criticou a falta de empenho do governador Blairo Maggi (PR), porém destacou o entusiasmo com que os parlamentares têm tido para resolver a situação.
Comentários