Sucessão de Renan e CPMF ficam para este dia 12
O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), informou que a votação da proposta de prorrogação da CPMF até 2011 deve coincidir com a eleição do novo presidente da Casa, ambas neste dia 12.
“O líder do governo propôs que hoje [terça-feira] se discuta a matéria [a CPMF], que se faça o encaminhamento da matéria, que seria votada amanhã [quarta-feira]. Às 12h, faremos a eleição do novo presidente”, disse.
Viana, no entanto, não concorda com a articulação, justamente porque a votação da prorrogação do tributo estava prevista para esta terça-feira. Mas admite que o governo pode, e deve, utilizar o regimento da Casa para esvaziar o plenário. “Se depender de mim, ela será discutida e votada no dia de hoje”, ponderou.
O Planalto já articulou nos bastidores a derrubada da sessão que aconteceria na última quinta-feira (6) para votar a CPMF, e que acabou não ocorrendo devido à ausência de parlamentares da base aliada.
Na reunião, a representante da liderança do PSDB, Marisa Serrano (MS), sinalizou que existe acordo para votar a CPMF nesta quarta, no entanto, não garantiu aos demais líderes que a oposição não indicará um candidato avulso para disputar a presidência da Casa com Garibaldi Alves (PMDB-RN), escolhido em disputa interna na bancada do PMDB como o candidato da legenda.
Os principais partidos de oposição, Democratas e PSDB, devem definir em reunião, nesta tarde, se aceitarão ou não o nome do senador potiguar.
Comentários