Réplica de posto telegráfico em Santo Afonso será inaugurada hoje
A população de Santo Afonso será presenteada com um novo espaço neste sábado (08.12), quando será realizada a inauguração da réplica do Posto Telegráfico, construído pela Comissão Rondon por volta de 1912.
A solenidade faz parte da comemoração do Centenário da Comissão das Linhas Telegráficas de Mato Grosso ao Amazonas e está marcada para as 10h30.
A estação telegráfica era apenas ruínas e não foi possível fazer a recuperação do prédio, por isso, o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, e o prefeito de Santo Afonso, Venceslau Botelho de Campos, optaram pela construção de uma réplica.
A Secretaria de Estado de Cultura, através do Fundo Estadual de Fomento à Cultura, e a Prefeitura Municipal investiram mais de R$ 100 mil para a realização da obra.
O novo prédio abrigará a Biblioteca Municipal e a agência dos Correios.
Na cidade mora dona Ana da Silva, de 112 anos, que foi cozinheira da Comissão Rondon.
Ela é conhecida por dona Batatinha e já tornou uma referência e é parte viva da história da Comissão Rondon.
A importância do posto telegráfico é tanta que até o nome da cidade está relacionado com a estação.
Afonso seria um funcionário da Companhia de Telégrafos.
O termo “Santo” foi inserido tempos depois.
COMISSÃO RONDON Em 1907, Rondon foi nomeado chefe da Comissão das Linhas Telegráficas de Mato Grosso ao Amazonas e ampliou as ações da expedição, que tinha como principal objetivo da Comissão de Linhas Telegráficas de Mato Grosso ao Amazonas era o de proteger as fronteiras brasileiras e favorecer o crescimento econômico.
A Comissão realizou um papel pioneiro junto às populações indígenas e também foi responsável por grandes descobertas no campo da ciência, o que deu origem a uma série de estudos elaborados pelos mais importantes especialistas da época.
Rondon cursou Matemática e Ciências Físicas e Naturais na Escola Superior de Guerra.
Comentários