Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 07 de Dezembro de 2007 às 10:10

    Imprimir


A Petrobras anunciou, ontem à noite, a descoberta de mais um poço produtor de gás natural na Bacia do Espírito Santo, no Campo de Camarupim. Em nota, a empresa informou que a descoberta confirma o potencial de gás e óleo leve da bacia (o que havia sido divulgado em maio), mas a companhia não falou em volumes.

Num poço ainda em fase de perfuração, foram achados reservatórios arenosos saturados com gás, com cerca de 130 metros de espessura em uma profundidade de 3.378 metros no mar do Espírito Santo.

Ainda na nota, a Petrobras ressalta que a importância do resultado da descoberta desse novo poço, ao norte do Campo de Camarupim, está na confirmação das grandes espessuras de reservatórios portadores de gás, "o que deve resultar no aumento dos volumes recuperáveis esperados na área".

O poço está localizado na concessão exploratória BM-ES-5 e está sendo perfurado a cerca de 37 km do litoral do Espírito Santo, numa profundidade de 763 metros. O bloco é operado pela Petrobras, com 65% de participação, em parceria com a empresa americana El Paso, que detém 35%. "Este resultado preliminar confirma a extensão para o norte do Campo de Camarupim, cuja comercialidade foi declarada no final de 2006", diz a nota.

Além de gás, foi constatado no novo poço a presença de óleo leve em reservatórios mais rasos, em uma profundidade de 2.461 metros.

O Plangás da Petrobras -plano destinado a antecipar a produção de gás nas bacias de Santos e do Espírito Santo- previa um aumento da produção de gás na região até 2009, uma vez que as reservas do Espírito Santo já haviam, antes da descoberta de ontem, mostrado ter mais gás do que estava previsto.

A estimativa da empresa era a de que, a partir deste ano, o Estado iria se tornar o segundo maior produtor de petróleo e de gás do país, atrás apenas do Rio, somada a produção dos dois combustíveis.

Em 2010, o Espírito Santo, pelas previsões da empresa, será o maior fornecedor nacional de gás do país, com cerca de 20 milhões de metros cúbicos por dia, por causa da instalação de plataformas previstas no Plangás. O Campo de Camarupim foi descoberto em agosto do ano passado e fica localizado próximo ao Campo de Golfinho, a cerca de 40 km do litoral capixaba.

No mês passado, a empresa informou a descoberta de petróleo e gás no campo de Tupi, na bacia de Santos, considerada uma megarreserva.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195196/visualizar/