Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 06 de Dezembro de 2007 às 20:17

    Imprimir


O quilo do feijão carioca, o mais consumido do país, já subiu 76% neste ano, de acordo com Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador de inflação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Somente em outubro e novembro, o produto subiu 23%. O feijão foi o item que mais contribuiu para a inflação do mês passado, que ficou em 0,38%, segundo o IBGE. Com o resultado de novembro, a inflação acumulada em 2007 é de 3,69%.

Segundo o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Wagner Rossi, falta produto no campo para atender ao consumo crescente. “Primeiro pela quebra da safra, que fez com que 500 mil toneladas deixassem de ser produzida. E depois pela seca, que também atrasou o plantio”, ressalta.

Alternativas

Mas, com o preço nas alturas, o brasileiro já começa a buscar alternativas ao produto. A dona de casa Marilza Alves Lira afirma que trocou a lentilha – antes um prato reservado somente para “dias especiais” – tomou o lugar do feijão no dia-a-dia da família. “Para mim, a lentilha está mais barata porque rende mais”, diz Marilza.

Em trinta anos de mercado, o comerciante Manoel Freres reduziu pela primeira vez o estoque em 50%. “Tão caro igual a este ano eu nunca vi. Este ano, (o preço) disparou demais”, diz.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195266/visualizar/