Conab leiloa mais 90 mil toneladas de milho de MT
Mais 90 mil toneladas de milho, armazenado no estado de Mato Grosso, estarão em leilão nesta quinta-feira (6) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O leilão será dividido em duas operações subsidiadas pelo mecanismo de Venda de Escoamento do Produto (VEP). Na primeira operação, 40 mil toneladas serão escoadas para as regiões Norte, Nordeste, norte de Minas Gerais e Espírito Santo. As 50 mil toneladas vão para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, regiões que se encontram com baixa oferta de milho no mercado.
Outro leilão, que ofertará 40 mil toneladas de milho, está programado para o dia 13 de dezembro. O produto se encontra no Mato Grosso e deve seguir também para o Norte, Nordeste, norte de Minas Gerais e Espírito Santo.
De acordo com o técnico da Conab, Cláudio Chicherchio, a quantidade de grão que a estatal oferecerá até fevereiro - quando começa a próxima colheita - vai depender do comportamento do mercado. O segundo levantamento da safra 2007/08, divulgado no mês passado, estimou a produção total de milho em 52 milhões de toneladas.
Comentários