Sinop: ANAC começa avaliar ampliação da pista e saguão do aeroporto
A prefeitura encaminhou à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o pré-projeto de reforma e ampliação do aeroporto presidente João Figueiredo. Sem previsão de uma resposta, o secretário municipal Planejamento Ciência e Tecnologia, Valdir Favaretto, explicou, ao Só Notícias, que a pista pode ser aumentada de 1,6 mil metros para até 2,8 mil metros, possibilitando a utilização de aeronaves de maior porte. Ao todo, mais de R$ 100 milhões podem ser investidos em todos pontos previstos.
O anteprojeto é uma prévia do que devem ser as obras, já que o projeto não pode ser feito pela prefeitura, mas sim, pela Aviação Civil. Além da pista, possivelmente as obras da primeira parte acontecerão no terminal de passageiros com a instalação de equipamentos de segurança, controle de navegação aérea, expansão da área com oito mil metros quadrados, entre outros. O atual terminar está pequeno e, durante check-in de alguns voos, a fila fica no lado de fora do saguão. O desembarque de passageiros será desmembrado. O pátio para voos comerciais é de 45 mil metros e para voos executivos 21 mil metros.
O terminal de cargas está previsto para o terceiro módulo. A estrutura é de quatro mil metros e comporta três aeronaves simultaneamente, além de duas em espera. A ampliação é de cerca de 3,3 quilômetros quadrados.
Comentários