Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Maio de 2013 às 01:41

    Imprimir


Doze municípios mato-grossenses, lista não divulgada, receberam 26 médicos para atuarem em Unidades Básicas de Saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, esses profissionais integram o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e, desde março deste ano, atendem nas periferias de grandes cidades, interior do país e áreas remotas. Em todo o Brasil, 3.800 médicos participam da iniciativa, atuando em 1.307 municípios.


 
"O Provab é mais uma iniciativa do Ministério da Saúde destinada a enfrentar um dos maiores desafios do SUS, ter mais médicos, bem formados e próximos da população que precisa", afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que ressalta ainda o esforço, junto com o Ministério da Educação, em abrir vagas de medicina em regiões que carecem desses profissionais e com uma estrutura de saúde adequada a formação do profissional. "Além disso, estamos estudando o que foi feito em alguns países, como Inglaterra e Canadá, que enfrentaram a dificuldade de levar médicos ao interior", acrescenta.


 
No início do ano, a Frente Nacional de Prefeitos apresentou a presidenta Dilma Rousseff dificuldade de contratar médicos em pequenos municípios e regiões mais carentes. Entre as sugestões apresentadas pelos gestores municipais estão politicas para atração de médicos estrangeiros. O governo federal estuda experiências de outros países nessa área.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/19588/visualizar/