Revitalização da Bacia do Araguaia tramita na AL
Diversos estudos evidenciam um alto grau de degradação ambiental pelo uso e ocupação das áreas na região da Bacia Hidrográfica do Rio Araguaia, o que, na opinião do deputado estadual Humberto Bosaipo (Dem), demonstra urgência em planejar atividades que resultem em intervenções diretas com o intuito de reverter o quadro atual. O parlamentar apresentou um projeto de lei que institui o Programa de Revitalização e Desenvolvimento Sustentado da Bacia do Araguaia.
Bosaipo argumenta que o Poder Executivo deve implementar um Sistema Integrado de Informações Georreferenciadas da Bacia do Araguaia disponibilizando um banco de dados com informações sócio-ambientais sobre o local, tendo atividades integradas de monitoramento ambiental, zoneamento ecológico econômico da bacia e integração de seus instrumentos.
A proposta define ainda, promover a construção e implantação de Agendas 21 e Planos de Desenvolvimento Sustentável na Bacia, por intermédio do apoio técnico e metodológico e de monitoramento e avaliação de seus processos. O projeto inclui também os valores culturais da bacia na gestão de políticas públicas para a revitalização do Araguaia, potencializando e incentivando as manifestações culturais locais, preservando os patrimônios históricos, culturais, arqueológicos, paisagísticos da bacia.
Sobre as prioridades do projeto, a importância de ações de contenção de moçorocas que têm por objeto patrimônios nacionais, como as nascentes do Rio Araguaia, as nascentes do Rio Taquari e as áreas de recarga do Aqüífero Guarani, sendo de abrangência e importância para além do estado. Além disso, há uma característica única das nascentes do Rio Araguaia, que é a de se situar num divisor de águas continentais com nascentes de três bacias hidrográficas.
Comentários