Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Novembro de 2007 às 10:27

    Imprimir


Os dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica de 2007 podem ser acessados agora por escolas. Até então, as informações estavam disponíveis somente por municípios. O Dataescolabrasil já está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no endereço: www.inep.gov.br O sistema contém informações sobre as escolas brasileiras, públicas e privadas. Para a diretora de estatísticas da educação básica do Inep, Maria Inês Pestana, a vantagem da ferramenta é permitir a verificação mais rápida dos dados preliminares do Censo Escolar de 2007.

“A intenção é dar transparência e, ao mesmo tempo, aumentar o controle da sociedade sobre as informações do censo escolar. De certa maneira, fazer também com que a gente aumente a fidedignidade das informações, que melhore o preenchimento e consiga um maior preenchimento do censo”, diz Maria Inês.

O sistema pode ser acessado por qualquer pessoa e permite a consulta de duas maneiras: pelo código da escola ou por filtros, como unidade da Federação (UF), município, escola, endereço e bairro.

De acordo com Maria Inês, ao mostrar as características das unidades de ensino, o Dataescola ajuda o cidadão a escolher a instituição que queira matricular seu filho ou acompanhar o desempenho da escola em que ele já estuda.

Fornecer acesso ao público a essas informações, aumenta a pressão social para que todos informem ao censo escolar, disse, acrescentando que o sistema tem 215 mil escolas cadastradas, das quais 195 mil já estão com as informações completas. "É importante que as famílias vejam se a escola já preencheu os dados do censo, se consta no Dataescolabrasil. Se não estiver, cobrem dos diretores para que preencham, pois isso é muito importante para a cidadania brasileira.

Os dados preliminares do Censo Escolar de 2007 por município foram publicados no dia 14 de novembro, no Diário Oficial da União (DOU). A partir dessa publicação, as redes têm 30 dias para fazer as correções necessárias.

Os dados do Censo Escolar são a base para programas do governo, como Fundo da Educação Básica (Fundeb), Campanha Nacional do Livro Didático e Merenda Escolar. Por determinação legal, os dados consolidados devem ser publicados até o final do ano.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/196326/visualizar/