Maggi avisa que vai driblar a resistência para emplacar Teis no TCE
O governador Blairo Maggi (PR) sinalizou ontem que vai bater o pé para emplacar o secretário de Estado de Fazenda, Waldir Teis, em uma vaga vitalícia de conselheiro do Tribunal de Contas, apesar da resistência dos deputados estaduais. “Vamos discutir com calma. Eu respeito todas as opiniões (contrárias). Ele (Teis) é secretário há cinco anos de uma pasta tão difícil quanto a Fazenda, manteve equilíbrio fiscal e a política fiscal em dois anos de extrema crise que passamos. Então, é alguém que merece o nosso respeito e, no mínimo, ser avaliado”, argumentou Maggi.
Em sessão da Assembléia Legislativa nesta quarta, os deputados estaduais José Domingos Fraga (DEM) e Roberto França (sem partido) reagiram à possibilidade de o governo estadual indicar um nome.
Levantamento feito pela assessoria do democrata apontou que, dos sete conselheiros atuais, cinco foram indicados pelo poder Executivo (José Carlos Novelli, Valter Albano, Júlio Campos, Antonio Joaquim e Ary de Campos) e dois pela Assembléia Legislativa (Ubiratan Spinelli e Alencar Soares).
“Eu não indiquei ninguém (até agora)”, contestou Maggi, avisando que vai driblar a resistência. Ubiratan Spinelli já anunciou o pedido de aposentadoria e Júlio Campos ainda deve se pronunciar oficialmente sobre a saída do tribunal visando a pré-candidatura à prefeitura de Várzea Grande ou outro cargo eletivo. Assim, duas vagas serão abertas.
Os parlamentares alegam que o Executivo não tem o direito de indicar os próximos e até que Teis atuou nas empresas de Maggi e não tem serviços prestados a Mato Grosso porque está há pouco tempo na vida pública. O deputado Humberto Bosaipo (DEM) deve substituir Spinelli, apesar do histórico de acusações de desvio de dinheiro público por meio de um suposto esquema articulado via Assembléia e factorings do ex-chefe do crime organizado em Mato Grosso, João Arcanjo Ribeiro.
Comentários